Sporting-Gil Vicente, Alvalade, julho de 2020. Aos 81 minutos, Cristiano Ronaldo entrou para o lugar de Matheus Nunes. Pouco depois, já no primeiro minuto de descontos, Yazalde substituiu Sporar. Pelo menos, eram esses os nomes que estavam nas camisolas: mas a entrada dos jogadores que estiveram realmente em campo não deixou de ser menos importante.

Wendel tinha o nome de um Violino nas costas e conduziu a banda (a crónica do Sporting-Gil Vicente)

Ronaldo era, na verdade, Tiago Tomás. Yazalde era, na verdade, Joelson Fernandes. O primeiro tem 18 anos, o segundo tem 17, ambos são avançados e ambos cumpriram esta quarta-feira os primeiros minutos na equipa principal do Sporting. Mais do que isso, ambos renovaram contrato nos últimos dias até 2025, garantindo e reforçando a aposta dos leões na formação que tem sido exacerbada por Rúben Amorim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À parte das estreias de Tiago e Joelson, o Sporting chegou à quarta vitória consecutiva, ao sexto jogo seguido sem perder e continua sem sair derrotado desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico da equipa. A vitória frente ao Gil Vicente, que foi também uma resposta à derrota sofrida em Barcelos em dezembro, deixou os leões com o terceiro lugar solidificado e com cinco pontos de vantagem em relação ao Sp. Braga. O registo da equipa de Alvalade, que se prolonga desde as últimas semanas antes da paragem das competições, é já o melhor esta temporada e faz com que o Sporting tenha já conquistado 20 pontos a FC Porto, Benfica e Sp. Braga na retoma.

Na conferência de imprensa, Rúben Amorim brincou com o facto de o Sporting sofrer regularmente nos instantes finais para segurar as vitórias. “Tivemos tempo também para nos preparar, ajudou-nos um pouco. O sentido inverso é o nosso trabalho. O grupo tem uma coisa boa, sofremos em quase todos os jogos até ao fim, mas sofremos todos juntos. Vou ficar velho mais rapidamente”, disse o técnico leonino, que a título individual também se mantém invicto na Primeira Liga, entre Sp. Braga e Sporting.

“Olho para cima e tenho um clube a nove pontos, olho para baixo tenho um clube a cinco. O nosso foco é tentar melhor em termos de exibições, golos e pontos. Temos um calendário difícil e não acho que o terceiro lugar esteja garantido. Isto não é falta de ambição, podia dizer: ‘Sim, quero ir ao segundo lugar pela história do Sporting’, mas depois dentro de campo não mostrarmos isso. Sou realista”, acrescentou Amorim, questionado sobre a possibilidade de ainda chegar ao segundo lugar, onde está o Benfica. O treinador falou ainda sobre as estreias de Tiago Tomás e Joelson Fernandes, para dizer que ambos “dão tudo”. “E enquanto derem tudo, terão tudo do treinador”, terminou.