Avesso ao uso de máscara, pelo menos em público, Donald Trump voltou a ser confrontado com a questão durante uma entrevista à Fox Business. E se por um lado as respostas do presidente dos EUA parecem fazer a apologia do acessório de proteção, por outro geraram (mais ) uma onda de reações nas redes. “Sou totalmente a favor das máscaras”, garantiu Trump, apesar de no mês passado ter dito ao The Wall Street Journal que considerava que muitas pessoas usavam máscara apenas para mostrar o seu desagrado em relação ao presidente, insistindo de novo na sua ineficácia em tempo de pandemia, e apesar de todas as recomendações — além do mais, Trump reforça a ideia de que não precisa de usar semelhante peça já que realiza testes muito regularmente.

Em todo o caso, e face à contínua e acelerada subida de casos nos EUA, o presidente afirmou não ter nada contra o seu uso pela população — ainda que não determine a sua utilização obrigatória. “Na verdade, já usei uma máscara. Até gostei de me ver. Pensei que estava bem. Era uma máscara preta e eu fiquei parecido com o Mascarilha. E não, não tenho qualquer problema em que as pessoas usem máscara — se se sentirem bem com isso, força”, descreveu Trump, recordando ainda nessa entrevista realizada esta quarta-feira, o momento em que terá recorrido ao acessório de proteção.

Quem não demorou a reagir foram os utilizadores do Twitter, e tudo porque a imagem do Mascarilha, ou Lone Ranger, na versão original, surge com um venda escura, sim, mas ao nível dos olhos, quando a parte do rosto que deve ser protegida para combater a Covid-9 é o nariz e a boca, um pouco mais a baixo, portanto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do episódio da injestão de detergente,já há quem peça: “combater a Covid, sim, mas não sigam as indicações de Trump sobre o Mascarilha”, numa alusão à personagem de ficção e ícone da cultura americana, conhecido como o ranger do Texas que usava máscara e que combatia foras da lei no velho Oeste.