A iniciativa “Verão no Centro Histórico” vai regressar às ruas da Covilhã, nos meses de agosto e setembro, com um modelo adaptado às regras de distanciamento e prevenção impostas pela Covid-19, foi esta quinta-feira anunciado.

Com organização da Câmara da Covilhã em parceria com a “Sound & Vision”, este evento surge no âmbito da retoma cultural que a autarquia quer promover no concelho, seguindo as regras de prevenção e contribuindo, em simultâneo, para manter a oferta cultural local e para ajudar os artistas.

“A cultura tem de continuar a acontecer. O retomar da atividade cultural é, efetivamente, quase uma emergência nos tempos atuais, não só porque as comunidades precisam dessa componente, mas também porque os artistas precisam que assim aconteça”, afirmou, em conferência de imprensa, a vereadora da Cultura deste município do distrito de Castelo Branco, Regina Gouveia.

O “Verão no Centro Histórico” tem ainda como objetivo continuar a dar a conhecer o centro histórico e levar a nova música portuguesa à Covilhã, com um formato diferente e com um número de espetadores/participantes mais reduzido do que nas duas edições anteriores. A base do programa mantém as visitas guiadas e encenadas e os espetáculos musicais, embora desta vez, sem a componente itinerante dos roteiros e com redução do número de espetadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os eventos continuam a ser ao ar livre, mas em zonas delimitadas para que se possam assegurar as regras de distanciamento entre cadeiras e também será necessário fazer marcação prévia para evitar a concentração de pessoas e também para que os presentes possam vir a ser contactados em caso de necessidade.

Ao nível dos conteúdos, a grande alteração prende-se com as visitas guiadas e encenadas, que noutros anos levam os espetadores a percorrerem diferentes ruas da cidade e que juntavam várias centenas de pessoas num percurso comum. Segundo o referido, a visita mantém-se através de uma viagem assegurada pelas novas tecnologias, ou seja, o roteiro é previamente gravado e será depois exibido e apresentado em palco pela atriz que faz o papel de guia, com as surpresas e interação do costume.

As apresentações também vão ser gravadas e exibidas posteriormente nas redes sociais do município para que possam atingir um maior número de pessoas. As ações decorrem sempre ao sábado entre os dias 1 de agosto e 12 de setembro e arrancam com visita encenada seguida de um concerto musical, sendo que também se optará por artistas a solo ou formações bastante reduzidas.

No total serão apresentados seis roteiros e também uma peça de teatro que está a ser preparada no âmbito do projeto em rede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Ao nível musical o programa é composto por Luís Severo (1 de agosto), Pedro de Tróia (8 de agosto), Ditch Days (13 de agosto), Afonso Cabral (22 agosto), Tape Junk com Frankie Chavez (29 agosto), Renato & Margarida (05 setembro), Flávio Torres & Os Canalhas (12 setembro).