A Câmara de Matosinhos vai proporcionar a mais de 450 crianças e jovens ateliês e atividades de verão gratuitas, maioritariamente realizadas ao ar livre devido à pandemia da Covid-19, anunciou a autarquia esta sexta-feira.

Entre este mês de julho e agosto, jovens entre os 6 e 14 anos vão poder frequentar espaços e equipamentos municipais, praticar desporto, aprender escrita braille, fazer workshops ligados ao meio ambiente ou conversar com youtubers, adiantou, em comunicado.

Contudo, devido à Covid-19, as regras desta iniciativa foram alteradas e, para além de grupos mais reduzidos, todas as crianças terão direito a um kit de proteção individual.

Foram privilegiadas as atividades ao ar livre, mas sempre que se realizem no interior, os espaços estarão dotados de álcool gel e sujeitos a um rigoroso programa de limpeza e higienização, sublinhou.

Segundo a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, o objetivo é que as férias escolares sejam preenchidas com conteúdos pedagógicos e de valorização pessoal, em diferentes horários que se ajustam às dinâmicas familiares.

O Teatro Constantino Nery tem preparado um mês de ateliês com enfoque nos bastidores dos espetáculos, enquanto as Casas da Juventude propõem atividades nas áreas do desporto, dança, magia, cinema, manualidades e música.

Já na Casa das Dunas, na Praia da Memória, todas as quintas-feiras de julho há workshops para dar a conhecer a fauna e a flora da região, leituras de contos infantis, ações de sensibilização para a importância da manutenção das dunas e jogos didáticos alusivos ao tema da conservação dos oceanos.

Além disso, os mais novos vão fazer workshops de desporto, magia, dança e culinária saudável, tal como poder conversar com figuras de destaque no seio da comunidade juvenil, desde youtubers ou bloggers nas áreas da comédia, lifestyle e gaming, contou.

Os interessados podem inscrever-se na página da Câmara Municipal de Matosinhos, sendo o critério de seleção a ordem de inscrição.