Alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolveram um respirador, que visa auxiliar doentes da Covid-19 e cujas características já foram avaliadas positivamente por dois médicos, anunciou aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI explica que o projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletromecânica, Ciências Farmacêuticas e Ciências da Comunicação, sendo que também foi lançada uma campanha de recolha de fundos que contribua para a construção e posterior oferta do equipamento.

Com a denominação de Salus, o aparelho está concluído e tem a “característica de ser compacto e de não necessitar de estruturas de apoio”.

É composto por materiais simples, robustos e de preços acessíveis, prevendo-se que tenha um custo de 320 euros. O Salus pode funcionar com a bateria de telefones móveis até quatro horas e tem uma capacidade de operação superior a quatro mil horas ininterruptas. Findo esse período, é necessário apenas substituir o filtro”, acrescenta a informação da UBI.

Citados na nota, os criadores do projeto salientam que a solução se enquadra no atual contexto de pandemia, com especial atenção para as zonas mais necessitadas.

De fácil e intuitiva operação, o nosso respirador requer apenas que o operador tenha conhecimento do quadro clínico do paciente”, explicam.

Este grupo de estudantes da UBI lançou uma campanha online de recolha de fundos, que tem como meta construir 500 destes respiradores.

De acordo com a informação, “os fundos são para construção e doação de respiradores para zonas interiores da União Europeia, África e América Latina”, e destinam-se “única e exclusivamente à construção do Salus“.

Participaram do projeto Lucas Barbosa (Engenharia Aeronáutica, Gestor/Desenvolvimento de projeto); Johann Tinoco (Ciências Farmacêuticas, responsável pelos requisitos de projeto); Felippe Silva (Engenharia Aeronáutica, Design); Kayque Suzana (Engenharia Eletromecânica, Eletrónica); e Fernanda Senra (Ciências da Comunicação).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR