787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um atraso ao intervalo, cinco minutos de Bruno Duarte e mais três pontos (a crónica do Portimonense-V. Guimarães)

Este artigo tem mais de 3 anos

Portimonense queria ganhar para sonhar com a manutenção, o Vitória ganhou porque ainda sonha com a Europa. E para isso contribuiu a longa palestra de Ivo Vieira e a eficácia de Bruno Duarte.

O avançado brasileiro marcou o único golo do jogo já na segunda parte
i

O avançado brasileiro marcou o único golo do jogo já na segunda parte

André Vidigal / Global Imagens

O avançado brasileiro marcou o único golo do jogo já na segunda parte

André Vidigal / Global Imagens

Há um mês, quando a Primeira Liga recomeçou, a ideia de que o Desp. Aves seria uma de duas equipas despromovidas à Segunda Liga estava praticamente assegurada. Confirmou-se, aliás, no início desta semana. A discussão sobre quem acompanharia os avenses, contudo, era mais alargada. Ainda que a ideia transversal a todas as cabeças fosse a de que dificilmente o Portimonense escaparia à descida.

Passou um mês. E este sábado, em caso de vitória contra o V. Guimarães, o Portimonense igualava os 30 pontos do V. Setúbal (e do Tondela, ainda que provisoriamente neste caso) e lutava lado a lado com os sadinos pela manutenção no principal escalão do futebol português. Para isso, e ao longo de cinco jornadas, os algarvios ganharam três vezes e empataram duas, nunca perdendo. São, a par do Sporting, uma de apenas duas equipas que ainda não perderam nesta retoma. Dados que, a outras cinco jornadas do final da temporada, deixavam o Portimonense à beira de alcançar algo que em março era apenas uma quimera.

17 anos depois, Ricardo Vaz Tê gritou finalmente “golo” em português (a crónica do Famalicão-Portimonense)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Temos de ser muito competentes e estar concentrados, porque sabemos que temos uma equipa com muito valor pela frente, de grande tradição, e que vai ser uma partida difícil. Temos de ser competentes para continuarmos a somar pontos e para que possamos atingir os nossos objetivos. Temos os pés bem assentes no chão, somamos uma boa quantidade de pontos, mas ainda estamos abaixo da linha de água. O foco e a concentração têm de continuar a ser máximos, para chegar o dia em que se possa dizer que foi dada a volta”, explicou Paulo Sérgio, treinador dos algarvios, na antevisão à receção deste sábado ao V. Guimarães.

Um V. Guimarães que, ao contrário do Portimonense, está a realizar uma retoma bem abaixo das expectativas. Numa altura em que se pedia à equipa que subisse de rendimento de forma ativa para lutar pelo quinto lugar que dá a última vaga de acesso às competições europeias, os vimaranenses só conseguiram a primeira vitória do recomeço no início da semana, contra o V. Setúbal, e estão já a quatro pontos do Rio Ave e desse derradeiro bilhete para a Liga Europa.

O pé esquerdo de Marcus salvou o dia negro de Ivo (a crónica do V. Guimarães-V. Setúbal)

Na primeira parte, o ritmo só acelerou a partir dos 20 minutos, altura em que todo o relvado do estádio de Portimão ficou finalmente à sombra e o efeito do enorme calor que se fazia sentir às sete da tarde foi reduzido. Depois desse início muito morno, acabou por ser o Portimonense a ir para o intervalo completamente por cima da partida e com oportunidades desperdiçadas consecutivas — e permitidas por uma displicência defensiva do V. Guimarães. Lucas Fernandes acertou na trave com um grande remate de fora de área (35′) e viu Douglas responder a um livre direto logo a seguir (39′) e Ricardo Vaz Tê, que se estreou a marcar na Primeira Liga na jornada passada, atirou ao lado de cabeça na sequência de um canto (39′). Tudo isto já depois de o VAR voltar atrás na decisão de assinalar uma grande penalidade por jogo perigoso na área vimaranense, devido a fora de jogo no início do lance, num momento que seria muito polémico se tivesse realmente dado penálti.

Certo é que transparecia a ideia de que dificilmente o V. Guimarães conseguiria condicionar o movimento ofensivo do Portimonense. A equipa de Ivo Vieira não só não conseguia chegar à baliza contrária, fruto da organização algarvia e da própria escassez de ideias, como não aplicava a pressão necessária na zona intermédia, principalmente para travar os movimentos de Lucas Fernandes. Ainda assim, os vimaranenses voltaram com maior intensidade para a segunda parte — depois de um intervalo esticado até aos limites, com os jogadores algarvios a esperarem muito tempo no relvado pelos adversários — e até ficaram perto de inaugurar o marcador logo nos primeiros instantes, através de um remate de André André que passou por cima.

A equipa de Ivo Vieira esteve sempre por cima durante o primeiro quarto de hora do segundo tempo, empurrando ligeiramente a pressão algarvia que tinha sido insuportável até ao intervalo, e procurou principalmente o corredor esquerdo, onde Ola John aparecia em bom plano a espaços para solicitar a profundidade de Ouattara na faixa central. O Portimonense esticou-se no relvado para tentar replicar os lances perigosos que tinha apresentado na primeira parte, com Júnior a ficar perto de marcar com um remate por cima da baliza, mas o V. Guimarães chegou ao golo numa jogada de ataque praticamente perfeita.

Sacko cruzou a partir da direita e Bruno Duarte, que tinha entrado cinco minutos antes para substituir Ola John, apareceu entre os centrais para cabecear para o fundo da baliza (67′). Um golo que apareceu num altura em que o jogo estava mais partido e imprevisível e onde parecia, cada vez mais, que a vantagem poderia tombar para qualquer um dos lados. Paulo Sérgio reagiu ao golo sofrido com as entradas de Jackson Martínez, Moreno e Bruno Costa mas a equipa já não conseguiu responder à desvantagem, até porque os níveis anímicos caíram a pique e o V. Guimarães parecia estar melhor fisicamente.

No final, o Portimonense sofreu a primeira derrota da retoma e falhou a oportunidade de igualar o V. Setúbal, complicando novamente as contas para a manutenção. Já a equipa vimaranense, acusou os efeitos da longa palestra que Ivo Vieira terá dado ao intervalo, assentou nos cinco minutos de enorme eficácia de Bruno Duarte e alcançou a segunda vitória consecutiva, superando provisoriamente o Famalicão e igualando o Rio Ave.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora