Em atualização

O até agora administrador financeiro da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, é o novo presidente interino da EDP, depois da suspensão de funções de António Mexia enquanto presidente executivo da elétrica. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em comunicado envido à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entidade que regula o mercado de capitais.

“Nesta data, o Conselho Geral e de Supervisão e o Conselho de Administração Eng. Miguel Stilwell de Andrade, para o exercício interino das funções e cargo de presidente do Conselho de Administração Executivo enquanto se verificar o impedimento do Dr. António Mexia, e em acumulação com as actuais funções”, lê-se. A EDP “reafirma que relativamente às matérias em causa não houve qualquer irregularidade que lhe possa ser imputada”.

Além disso, o “Conselho de Administração Executivo mantém todos os poderes e condições necessárias para assegurar o regular funcionamento da sociedade e das suas relações com as subsidiárias, nomeadamente a EDP Renováveis e a EDP Energias do Brasil”.

Miguel Stilwell de Andrade trabalha há 20 anos na EDP e é, desde abril de 2018, administrador financeiro (ou chief financial officer — CFO, em inglês). Sucede interinamente a António Mexia, que foi suspenso dos cargos que exercia no grupo EDP por decisão do juiz Carlos Alexandre. O juiz considerou haver perigo de perturbação de inquérito e perigo de continuidade da atividade criminosa, no âmbito do chamado caso EDP. Também João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis, também está suspenso de funções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos Alexandre ordenou ainda um depósito de caução de dois milhões de euros (um milhão de euros para cada um). Além disso, os gestores ficam obrigados a entregar o passaporte e proibidos de viajarem para o estrangeiro e de entrarem nos edifícios do Grupo EDP. Também não podem contactar com outros arguidos e testemunhas no processo.

“Perplexo” com caso, Carlos Alexandre ordena que segurança não deixe entrar Mexia e Manso Neto em edifícios da EDP

O até então CFO da EDP nasceu em agosto de 1976 e formou-se em engenharia mecânica e gestão. Chegou à elétrica em junho 2000, para as áreas de desenvolvimento estratégico e empresarial e de fusões e aquisições, que passou a chefiar entre 2005 e 2009. Desde 2012 que pertence ao conselho de administração do grupo.