Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,9% em maio, mais 0,6 pontos percentuais do que no mês anterior, de acordo com os dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 0,6% (0,8% no mês anterior) e de 1,4% (-0,4% em abril) face ao período homólogo.

O custo da mão-de-obra contribuiu com 0,6 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN).

Já a componente dos materiais contribui com 0,3 pontos percentuais para a variação total do índice, refere o INE.

Em termos mensais, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,9% em maio, com o custo dos materiais a registar uma variação de 0,1% e o custo da mão-de-obra a aumentar 2,1%.

A componente de mão-de-obra contribuiu com 0,8 pontos percentuais para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo a contribuição dos materiais de 0,1 pontos percentuais.

O ICCHN é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR