O Festival Sete Sóis Sete Luas marca a agenda cultural de Castelo Branco para o terceiro trimestre do ano, ao qual se junta um concerto dos Norton e outro de Custódio Castelo, este último de homenagem a Amália Rodrigues.

Como não começar(…) a introdução desta agenda com a referência à paragem forçada dos espetáculos e da programação cultural durante três meses? Mesmo com a possibilidade de dinâmicas através da internet, sentimos que a nossa natureza é gregária e precisa de regressar a este tempo no qual os artistas e público vivem o mesmo espaço, seja nas salas, ao ar livre, numa galeria de arte ou em sítios não convencionais”, refere o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

A agenda Cultura Vibra inclui a realização, em agosto, do Festival Sete Sóis Sete Luas, que irá ter dois grandes momentos. O primeiro, no dia 8 de agosto, pelas 22:00, no Monte do Índio, com o Collectif Medz Bazar, banda urbana da diáspora composta por músicos oriundos das culturas arménia, turca e francesa, cujos músicos criam arranjos originais da música folclórica, bem como composições próprias.

No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local, atuam os Zagala, banda que surgiu em Madrid em 2015 e que gravou o seu primeiro álbum em 2018.

A música do grupo é fruto de uma pesquisa da tradição da Península Ibérica e de ritmos de dança, e é caracterizada pela sua energia e pela fusão de diferentes instrumentos tradicionais de várias regiões de Espanha de épocas distintas, que produzem um som totalmente original.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os Norton estão de volta com um novo álbum de estúdio. Heavy Light marca o regresso da banda albicastrense aos discos, sendo que o concerto está agendado para sexta-feira, às 22:00, no Cineteatro Avenida de Castelo Branco.

Custódio Castelo e Jorge Fernando são dois artistas que lidaram de perto com Amália Rodrigues e no concerto agendado para o dia 18 de setembro, às 21:30, na Praça Manuel Cargaleiro, vão partilhar a sua música e as estórias que fazem desde duo uma parte da biografia de Amália.

O centenário do nascimento de Amália Rodrigues é um momento ímpar na música portuguesa.

A agenda Cultura Vibra apresenta ainda um conjunto vasto de outras iniciativas, como teatro, exposições fotográficas, dança, entre outras, que decorrem ao longo do terceiro trimestre do ano.

O teatro e dança serão destacados através da ASTA, ESTE – Estação Teatral, Teatro das Beiras, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Terceira Pessoa e destaco a estreia do novo espetáculo de João Baião, que decorrerá no Cineteatro Avenida, no início de setembro”, explica Luís Correia.

O autarca realça que se regressou à programação com todos os cuidados e procedimentos de segurança: “Acreditamos que o caminho se faz através da confiança, que restabelecerá uma nova normalidade”. “O que não muda é a nossa aposta na cultura como referencial da qualidade de vida do nosso concelho”, conclui.