787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Joel Tagueu, um sobrevivente que marca golos sem sorrir (a crónica do Boavista-Marítimo)

Este artigo tem mais de 3 anos

O Marítimo ganhou pela terceira vez seguida e somou o terceiro jogo sem sofrer golos (0-1). Para ganhar ao Boavista, precisou de um golo de Joel Tagueu: o sobrevivente que já marca mas não sorri.

Os madeirenses marcaram o único golo do jogo por volta da meia-hora
i

Os madeirenses marcaram o único golo do jogo por volta da meia-hora

LUSA

Os madeirenses marcaram o único golo do jogo por volta da meia-hora

LUSA

A lógica é apenas uma: a “entrega total”. Foi assim que José Gomes, treinador do Marítimo, explicou qual seria a postura da equipa na visita desta quarta-feira ao Boavista. Depois de duas vitórias consecutivas, uma delas contra o Benfica, os madeirenses começaram a ficar realmente confortáveis na tabela e em relação à permanência e pontuar contra os axadrezados seria mais um selo de garantia e confiança. Para isso, mais uma vez, era necessária a “entrega total”.

“Foram seis pontos extraordinários, fundamentais, se calhar, para atingirmos o objetivo pretendido e muito importantes para dar confiança ao processo e a todo o trabalho que temos vindo a fazer. Há uma entrega total por parte dos nossos jogadores, por parte de toda a estrutura do clube, portanto, há uma comunhão de interesses muito vincada e todos estão a dar o máximo”, disse José Gomes na antevisão, onde acabou por elogiar o Boavista — assim como o Rio Ave — e sublinhar que “muitas vezes o bom ou mau momento dos ‘grandes’ acaba por ofuscar o trabalho de grande qualidade que é feito noutros clubes”.

Certo é que, numa fase francamente positiva, o Marítimo recebeu outras duas boas notícias esta semana: uma de caráter institucional, outra de caráter desportivo. Primeiro, e no 23.º aniversário à frente do clube, o presidente Carlos Pereira garantiu que não está “cansado” e que pretende continuar em funções para alcançar dois objetivos bastante práticos, a conquista de uma Taça de Portugal ou Taça da Liga e a construção de uma academia. Depois, foi a vez de René Santos, central dos madeirenses, ter sido eleito o melhor defesa da Liga no mês de junho, com mais de 11% dos votos, superando Zainadine, também do Marítimo, e Fabiano, do Boavista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a visita ao Bessa, José Gomes optou por Milson, Joel Tagueu e Xadas na frente de ataque, deixando Rodrigo Pinho, Correa e Edgar Costa, todos titulares no último jogo contra o Santa Clara, no banco de suplentes. De forma ligeiramente surpreendente, face ao momento atual das duas equipas, acabou por ser o Boavista a dominar os 25 minutos iniciais da partida — com mais bola, mais presença no meio-campo adversário e até um remate perigoso de Carraça (7′), na conversão de um livre direto. A diferença entre as duas equipas, porém, fez-se na eficácia.

Por volta da meia-hora, depois de uma recuperação de bola através de um duelo aéreo, o Marítimo só precisou de dois passes verticais para chegar à grande área do Boavista. Joel Tagueu passou por Helton Leite e abriu o marcador (30′) mas o lance só foi validado alguns minutos depois pelo VAR, depois de ter sido anulado inicialmente pelo árbitro auxiliar por alegado fora de jogo do avançado. Em desvantagem, o Boavista acabou por sofrer outro revés mesmo à beira do intervalo, quando Fabiano viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando desde logo a equipa de Daniel Ramos reduzida a dez unidades durante toda a segunda parte.

Depois do intervalo, o Boavista mostrou sem reservas que acusou tanto o golo sofrido como a expulsão e recuou muito no terreno, tornando-se permeável ao maior atrevimento do Marítimo. Milson obrigou Helton Leite a uma grande defesa, com um remate em jeito a partir do vértice da área (49′), e Zainadine também testou o guarda-redes axadrezado com um livre direto (56′). Até ao fim, os madeirenses controlaram a vantagem sem grande velocidade nem esforço, face a um Boavista que pareceu ter desperdiçado todas as balas na primeira parte e apareceu na segunda com apenas pólvora seca para disparar — terminando até com nove elementos, já que Paulinho viu vermelho direto já nos descontos depois de uma entrada dura sobre Pelágio.

O Marítimo somou a terceira vitória seguida, algo que ainda não tinha acontecido esta época, e também o terceiro jogo seguido sem sofrer golos, assumindo novamente a boa fase que atravessa nesta retoma e solidificando a manutenção na Primeira Liga. Para isso, precisou de um golo solitário de Joel Tagueu: o avançado camaronês que voltou à Madeira em janeiro, depois de já ter jogado no clube há dois anos, e no verão passado foi submetido a uma cirurgia perigosa devido a um problema cardíaco. Joel sobreviveu, ultrapassou o maior adversário de todos e já voltou a fazer golos. Mas continua a sorrir pouco, mesmo depois de garantir a vitória para o Marítimo.

Marítimo anuncia regresso do avançado camaronês Joel Tagueu

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora