Já lhe deve ter acontecido este cenário: sete da tarde, Euromilhões na mão, uma fé inabalável nos números escolhidos e… não consegue encontrar um lugar para registar o boletim. Só no outro bairro, só na outra vila.

Mas dentro em breve esse cenário vai ser cada vez menos comum, porque a rede de mediadores dos Jogos Santa Casa vai aumentar, e o registo dos boletins poderá ser feito — quem sabe — mesmo na sua rua.

Esta é uma medida estratégica que se enquadra no processo de modernização e de otimização da cobertura dos postos de mediação, e será implementada durante os próximos meses.

O objetivo é garantir o acesso da população, maior de idade, ao portfólio de jogos seguros e responsáveis, dando resposta a algumas lacunas que existiam em diversas zonas do país. Agora, será possível que pequenos e médios estabelecimentos venham a ser mediadores dos Jogos Santa Casa, em locais onde, até agora, não existia qualquer estabelecimento com essa função.

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Revitalizar mais freguesias no país

Serão vários os cafés, mercearias, tabacarias, muitos deles de cariz familiar e local, que a partir dos próximos meses vão passar a poder registar os boletins de Jogos Santa Casa. Esta expansão enquadra-se na missão da Santa Casa da Misericórdia, que apoia a sustentabilidade e revitalização da atividade económica em pequenas freguesias do país, garantindo uma maior equidade e respeito pela realidade territorial e demográfica.

Nos próximos meses, serão atribuídas cerca de 140 novas autorizações administrativas para negócios de comércio local, como restaurantes, cafés, papelarias ou tabacarias, e na segunda fase, que decorrerá a partir de outubro, será aberto concurso para mais 200 mediações.

De destacar ainda que 50 destas novas autorizações serão entregues, exclusivamente, a entidades ligadas ao setor social, que pretendam dinamizar e reforçar a sustentabilidade económica dos seus espaços através da mediação dos jogos sociais do Estado.

Atualmente, a rede conta com 5000 mediadores e até ao final de 2021 será possível passar a registar os boletins em mais 1500 novos locais. A análise e escolha dos novos pontos foi assente em critérios científicos de cariz geográfico e social, com base num estudo exaustivo levado a cabo pela Nova IMS — Universidade Nova de Lisboa.

Mediação 21: novos mediadores, nova imagem gráfica

Ainda a par do processo de modernização, os Jogos Santa Casa vão proceder também à atualização da imagem gráfica de todos os mediadores e criar uma nova tipologia. Mediação 21 será o nome que nos próximos meses vai passar a ver. De início, vai arrancar um projeto piloto, por distrito, e, gradualmente, será expandido a um posto por concelho. Esta nova imagem prevê que os espaços que vão acolher a mediação dos Jogos Santa Casa sejam mais lúdicos e com maior caráter de entretenimento.

Esta será uma operação de grande envergadura, pretendendo os Jogos Santa Casa garantir, assim, a prossecução da sua missão em toda a plenitude: quer no aspeto social, quer no aspeto económico ao contribuir para agilizar cada vez mais as economias locais e gerar mais empregos.

Por isso, nos próximos meses, já sabe: nova imagem e novos postos. E tudo isto, cada vez mais perto de si.