A 25 de janeiro, Sérgio Conceição colocou o lugar à disposição. O FC Porto tinha acabado de perder a final da Taça da Liga, derrotado pelo Sp. Braga, e o treinador dos dragões garantiu logo na flash interview que só continuaria à frente da equipa se Pinto da Costa quisesse. O presidente quis, Sérgio ficou, a obra nasceu. Mais de cinco meses depois, esta quinta-feira, o FC Porto estava a um pequeno passo de conquistar novamente a Primeira Liga e tornar memorável uma temporada atípica em toda a linha.
Mas não foi fácil. O FC Porto chegou a estar a sete pontos do Benfica, com o título praticamente fora do horizonte, e perdeu precisamente um dos troféus internos para o Sp. Braga. No meio de tudo isto, os dragões conseguiram garantir um ponto importante: venceram o principal rival tanto na primeira como na segunda volta, tanto na Luz como no Dragão, e adquiriram desde logo uma vantagem que tornou mais confortáveis as primeiras semanas da retoma em que as duas equipas trocavam de lugar a cada jogo.
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
Tondela-FC Porto, 1-3
31.ª jornada da Primeira Liga
Estádio João Cardoso, em Lisboa
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Tondela: Babacar, Moufi, Philipe Sampaio, Yohan Tavares (Filipe Ferreira, 68′), Ricardo Alves, Pepelu, Jaquité, João Pedro (Murillo, 61′), Jonathan Toro (Strkalj, 84′), Richard (Xavier, 68′), Pité (Ronan, 68′)
Suplentes não utilizados: Diogo Silva, Jota, Pedro Augusto, Tiago
Treinador: Natxo González
FC Porto: Marchesín, Wilson Manafá, Pepe, Mbemba, Alex Telles (Fábio Vieira, 67′), Otávio, Sérgio Oliveira (Danilo, 38′), Uribe (Diogo Leite, 84′), Corona, Soares (Luis Díaz, 67′), Marega
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Tomás Esteves, Zé Luís, Fábio Silva, Vítor Ferreira
Treinador: Sérgio Conceição
Golos: Danilo (47′), Marega (64′), Ronan (gp, 77′), Fábio Vieira (gp, 90+5′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Corona (41′), a Ricardo Alves (45+1′), a Jaquité (49′), a Alex Telles (59′), a Uribe (71′), a Xavier (90+1′), a Marega (90+5′)
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.