O Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte abriu uma linha de financiamento de 10 milhões de euros para programação cultural em rede, como forma de mitigar as dificuldades criadas ao setor pela Covid-19.

Em comunicado, nesta sexta-feira, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) refere que o apoio se destina também a projetar a imagem da região “por via da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais e, em consequência, impactar a captação de fluxos turísticos internos ou externos”.

O financiamento europeu prevê, designadamente, a itinerância de eventos culturais ou a promoção conjunta de equipamentos a nível intermunicipal e/ou regional, sublinha a nota.

As candidaturas podem ser formuladas até 31 de agosto por agentes culturais, municípios, entidades intermunicipais e organismos da administração pública. O financiamento cobre a aquisição de serviços associados à realização de eventos culturais ou espetáculos, ações de divulgação e aquisição de bilheteiras eletrónicas. “Serão utilizadas as flexibilizações abertas pela Comissão Europeia para que o apoio seja a uma taxa de comparticipação de 100%”, assinala a CCDR-N.

Esta linha de financiamento junta-se a outros incentivos que o Norte 2020 já atribuiu desde o início do ciclo comunitário a investimentos valorizadores do património cultural da região, ascendendo a 58 milhões de euros de fundo europeu. O Norte 2020 é um instrumento financeiro com uma dotação global de 3,4 mil milhões de euros para apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

Está integrado no Acordo de Parceria Portugal 2020 e tem como autoridade de gestão a CCDR-N.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR