Se as eleições fossem hoje, 65% dos portugueses votariam em Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República, de acordo com a sondagem da Aximage feita para o Jornal Económico a 7 e 8 de julho.

O chefe de Estado, que ainda não confirmou a recandidatura — mas que já conta com o apoio informal de António Costa e o apoio “provável” de Rui Rio —, tem sozinho mais apoiantes do que todos os outros nomes considerados pela sondagem.

Com esse leque de potenciais concorrentes, Ana Gomes, ex-eurodeputada socialista, ficaria em segundo lugar, com 13% das intenções de voto, e André Ventura, deputado único do Chega, que já oficializou a candidatura, surgiria em terceiro lugar com 7%.

Apesar de nenhum dos principais partidos ter definido qual será o seu candidato, a sondagem da Aximage coloca Marisa Matias, eurodeputada e última candidata presidencial do Bloco de Esquerda, em quarto lugar, com apenas 4%; seguida pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, com 2%; e por Adolfo Mesquita Nunes, ex-deputado e ex-secretário de Estado do Turismo do CDS, que conta apenas 1% das intenções de voto.

“Nunca apoiarei um candidato da direita”. Pedro Nuno Santos diz que não votará em Marcelo nas presidenciais

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR