Serão, pelo menos, mais 15 dias de restrições apertadas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) — em relação ao que vigora no resto do país — e, ainda mais, em 19 das freguesias onde foram identificados níveis de transmissão da Covid-19 elevados e onde foi necessário aplicar medidas de restrição maiores. O anúncio, que já tinha sido antecipado pelo primeiro-ministro, foi feito pela ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, depois de uma reunião do Governo com os autarcas dos cinco concelhos onde se localizam as 19 freguesias mais afetadas: Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas (todos no distrito de Lisboa).

Uma reunião conjunta que demorou mais de duras horas e teve também a participação da ministra da Saúde, Marta Temido, do Ministro da Administração Interna, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, na qualidade de Coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Ficou decidido estender o prazo do estado de Calamidade nas 19 freguesias, o estado de Contingência em toda a restante Área Metropolitana de Lisboa e o estado de Alerta na generalidade do país. A diretora-Geral da Saúde já tinha dito esta segunda-feira que o número de casos por 100 mil habitantes tinha reduzido nos últimos 15 dias, mas a diferença não é suficiente para que os níveis de alerta fossem alterados.

A taxa de incidência é menor que há 15 dias. Tendo novos casos, por cada 100 mil habitantes surgem hoje menos novos casos que há 15 dias. Assumir que temos de continuar e não temos condições para atenuar a situação nestas freguesias. Aquilo que vemos é uma situação decrescente que precisa de ser consolidada”, disse a ministra

Mariana Vieira da Silva frisou que a situação “carece de um forte acompanhamento” e não permite ao Governo e autarcas estarem “totalmente descansados”: o número de casos desceu de 154 para 121 por cada 100 mil habitantes nos concelhos de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas segundo a ministra que acrescentou ainda que as 18 equipas multidisciplinares constituídas na AML puderam nos últimos 15 dias contactar “3.100 pessoas, infetadas ou que contactaram com infetados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, nas 19 freguesias continuará a ser proibida a venda de álcool nas estações de serviço e nos estantes estabelecimentos após as 20 horas; o encerramento da generalidade dos estabelecimentos às 20 horas e as limitações nos ajuntamentos. Nas 19 freguesias em estado de calamidade manter-se-á a limitação de ajuntamentos de cinco pessoas, na Área Metropolitana de Lisboa de 10 pessoas e no restante território do país a 20 pessoas, um prolongamento daquilo que está em vigor desde o dia 1 de julho.

As multas, as novas regras, e as limitações nas 19 freguesias de Lisboa. O que muda a partir de 1 de Julho

Na lista das zonas com maiores restrições vão manter-se todas as freguesias dos concelhos da Amadora e Odivelas; as freguesias de Queluz-Belas, Massamá-Monte Abrãao, Agualva- Mira-Sintra, Algueirão- Mem-Martins, Rio de Mouro e Cacém-São Marcos, no concelho de Sintra e, em Loures, as freguesias de Camarate, Unhos, Apelaão e Sacavém-Prior Velho; o concelho de Lisboa mantém apenas a freguesia de Santa Clara no mapa das zonas em Portugal com maiores restrições.