O incêndio no concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, foi dominado, disse esta terça-feira à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.

“O incêndio foi dominado às 02:22. Vamos agora fazer o rescaldo e ficar em vigilância, porque é uma área muito grande”, adiantou Vítor Silva.

No combate às chamas ficaram feridos cinco bombeiros. Dois deles feridos com gravidade durante o incêndio, ambos da corporação de Cuba, foram transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, em Lisboa, indicou anteriormente à Lusa o mesmo responsável.

Os outros dois bombeiros, que sofreram ferimentos ligeiros, um da corporação de Ferreira do Alentejo e outro da corporação de Castro Verde, foram assistidos no local. O quinto ferido é um bombeiro da corporação de Alvito, que foi transportado para o Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde.

O comandante dos bombeiros de Castro Verde adiantou que o fogo lavrou, cerca das 23h, com uma frente ativa e com “o vento a dificultar o combate” e mobilizava 165 operacionais, com o apoio de 60 veículos. Durante a tarde estiveram também envolvidos três meios aéreos no combate ao incêndio.

A Estrada Nacional 2 foi cortada ao trânsito entre Castro Verde e a localidade de Carregueiro e o Itinerário Principal 2 entre a povoação de Entradas e Castro Verde, tendo ambos já reaberto ao trânsito, indicou à Lusa fonte da GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, adiantou que havia um homem desaparecido que entretanto já foi encontrado, sem ferimentos. O autarca confirmou também que duas pessoas tiveram de ser retiradas por precaução e foram entretanto encaminhadas para o parque de campismo de Castro Verde.

Cerca das 21h, o fogo estava a lavrar com grande intensidade, em duas frentes, e contava com mais de 150 de bombeiros a combater as chamas, apoiados por 50 meios terrestres.

O alerta para o incêndio foi dado às 17h07, tendo o fogo de “grandes dimensões” em áreas de mato e seara deflagrado em Lagoa da Mó, perto de Casével, concelho de Castro Verde, distrito de Beja.

Notícia atualizada às 6h58 com a informação de o que incêndio foi dominado