O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, alegou esta quarta-feira que usou das competências que lhe estão atribuídas para responder à oposição com publicidade paga pela Câmara em vários jornais.

Em causa está a polémica entre a maioria social-democrata e a oposição socialista em torno da venda de um terreno municipal 75% abaixo do preço da avaliação de mercado ao novo hospital privado de Bragança, que tem na sociedade o presidente da Assembleia Municipal e conhecido dirigente do PSD, Luís Afonso.

Os vereadores do PS insurgiram-se contra o negócio e o presidente da Câmara recuou, anulando a venda, mas fez publicar em vários jornais uma página de publicidade que os socialistas consideraram “um autêntico abuso de poder”.

A publicação tinha o título “Câmara Municipal de Bragança esclarecimento” e referia-se à opinião de “alguns socialistas”, com algumas frases a começarem na primeira pessoa, mas sem assinatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Câmara de Bragança, o social-democrata Hernâni Dias, alegou esta quarta-feira, em declarações à Lusa, que, “no âmbito das competências que tem, que lhe estão atribuídas, entendeu utilizar os meios necessários para promover um esclarecimento público que também ele se afigurava como um esclarecimento de interesse publico”.

O presidente da Câmara prestou apenas um esclarecimento público sobre aquilo que tinha acontecido relativamente à decisão e à reversão dessa decisão no sentido de evitar qualquer dúvida, que surgiu na altura sobre este processo”, afirmou.

O autarca recusou fazer mais comentários sobre o assunto e diz que o foco do presidente da Câmara de Bragança não é “estar preocupado em qualquer tipo de comentário de qualquer força partidária, nomeadamente quando se trata apenas de comentários politiqueiros”.

Hernâni Dias considerou que “o esclarecimento é perfeitamente suficiente e cabal” e sublinhou que o assunto da venda do terreno municipal “está parado e é assim que se mantém”.