Cento e oitenta e cinco operacionais combatem um incêndio que deflagrou às 16h03 desta quarta-feira em Entrevinhas, no concelho do Sardoal (Santarém), auxiliados por oito meios aéreos e 39 viaturas, disse fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, cerca das 17h05 o incêndio tinha duas frentes ativas, mas estava a evoluir favoravelmente, com expectativa de vir a ser dado como estando em resolução antes das 18h00.

A fonte adiantou que o fogo lavra em zona de eucaliptal e pinhal.

Um outro incêndio, que deflagrou às 14h50 em Carregal, no concelho de Ourém, também no distrito de Santarém, em zona de mato e pinhal, encontra-se em fase de resolução, afirmou.

No local deste incêndio estão 105 operacionais, 29 viaturas e três meios aéreos, acrescentou.

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao elevado risco de incêndio rural, avançou esta quarta-feira à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

A mesma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) precisou que o estado de alerta especial laranja foi acionado às 00h00 desta quarta-feira e vai prolongar-se até às 24h00 de quinta-feira, sendo então feita nova avaliação do risco de incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR