O impacto da pandemia de Covid-19 no turismo é o tema do primeiro debate online realizado conjuntamente pelas agências de notícias de Portugal e Espanha, Lusa e Efe, esta quarta e quinta-feira.

O fórum virtual conjunto – que será transmitido através de uma plataforma online e das redes sociais de ambas as agências – resulta de uma parceria inédita entre a Lusa e a Efe, no contexto do EURAGORA, financiado pelo projeto-piloto europeu Stars4Media, que pretende apoiar a inovação no setor dos media, através da formação e da cooperação transfronteiriça dentro da União Europeia.

Para inaugurar a parceria, Lusa e Efe escolheram o tema do turismo, que está a sofrer efeitos devastadores com a pandemia de Covid-19, particularmente na Península Ibérica.

Organizações internacionais, comissários europeus, ministros e autarcas, representantes da indústria e dos consumidores dos dois países vão debater dois grandes tópicos: “Segurança, o que esperam os consumidores, como respondem indústria, governos, União Europeia?” (dia 15 de julho, às 10h00 de Lisboa) e “Reinvenção e oportunidades: sol e praia/urbano e cultural/turismo rural” (dia 16 de julho, às 10h00 de Lisboa). Ambos podem ser acompanhados aqui: https://www.youtube.com/user/AgenciaLusaTV e https://www.facebook.com/AgenciaLusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro debate – que será moderado pelos presidentes da Lusa e da Efe, Nicolau Santos e Gabriela Cañas, respetivamente – contará com o comissário europeu Thierry Breton, representantes da Organização Mundial do Turismo e da Organização Mundial da Saúde, os ministros português (da Economia) e espanhola (do Turismo), que tutelam a área, e representantes do setor (AHP, em Portugal, e Mesa del Turismo, em Espanha) e dos consumidores (Deco, em Portugal, e OCU, em Espanha).

O segundo debate – que será moderado pelos diretores de Informação da Lusa e da Efe, Luísa Meireles e José Manuel Sanz, respetivamente – contará com a comissária europeia Elisa Ferreira, a responsável pelos fundos europeus para projetos ibéricos, Elena de Miguel, e a administradora delegada em Portugal do projeto hispano-luso Gerês-Xurês, Sónia Almeida.

O tema será ainda debatido por representantes das regiões turísticas de Algarve e Baleares e pelos autarcas de Madrid e Lisboa, bem como por representantes da indústria e dos clientes.

A Europa é a região mais visitada do mundo e acolhe países líderes do setor do turismo, como França, Espanha, Itália, Grécia ou Portugal. O setor do turismo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia, onde emprega cerca de 27 milhões de pessoas (12% do mercado de trabalho comunitário).

Em Portugal, o setor do turismo é a maior atividade económica exportadora, tendo sido, em 2019, responsável por 52,3% das exportações de serviços e por 19,7% das exportações totais. Nesse ano, as receitas turísticas registaram um contributo de 8,7% para o PIB nacional português.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, o turismo representa 12% do PIB de Espanha, que, em 2019, recebeu perto de 84 milhões de turistas internacionais. No ano anterior, Espanha havia sido o segundo destino mundial de chegadas e estadias por turismo.