Os tenistas Frederico Silva e Gastão Elias asseguraram esta quinta-feira a qualificação para os quartos de final do Campeonato Nacional Absoluto, numa jornada pautada por algumas duras batalhas no complexo desportivo do Monte Aventino, no Porto.

Naquele que foi o último encontro do dia, Frederico Silva, primeiro cabeça de série e número 193 mundial, precisou de uma hora e 42 minutos para se impor frente a Martim Leote Prata em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-4.

A verdade é que não senti o meu corpo a 100% para competir. Depois da Figueira da Foz, tive alguns dias para descansar, para fazer fisioterapia e, à partida, não é nada de muito grave, mas é uma lesão que requer algum descanso”, começou por contar o atleta das Caldas da Rainha, que terá como próximo adversário Daniel Batista.

Apesar do triunfo, Frederico Silva elogiou o adversário e defendeu que a primeira ronda nunca é fácil, mesmo estando bem fisicamente.

O Martim fez um belíssimo encontro, serviu bastante bem e fez-me procurar os pontos, ganhando-os com o meu ténis. A primeira ronda nunca é fácil, mesmo estando bem fisicamente, e, como estava condicionado, tornou-se ainda mais difícil, mas estou muito contente por ter vencido este encontro e em dois sets“, frisou.

Tal como o esquerdino, Gastão Elias, segundo cabeça de série, travou um longo duelo com Fábio Coelho, só derrotado em três partidas, por 6-3, 2-6 e 6-2, ao cabo de duas horas, para garantir a qualificação para os quartos de final do torneio dotado de 20 mil euros em prémios monetários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi muito difícil jogar. Foi um encontro mental, uma questão de ter força mental para conseguir aguentar as dores que estava a sentir. Infelizmente, ainda não estou a 100%, não sei se devia ter jogado, mas entrei no court e, apesar de estar bastante limitado, percebi que podia ganhar e dei tudo o que tinha”, revelou o jogador da Lourinhã, que contraiu uma lesão na virilha direita durante o terceiro torneio do Circuito Sénior da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

Consumado o triunfo, Gastão Elias (532.º ATP) vai agora defrontar João Monteiro, após a vitória deste diante Duarte Vale em três sets muito equilibrados e disputados, pelos parciais de 6-7 (7-9), 7-5 e 6-3, ao fim de duas horas e 48 minutos de encontro.

Nuno Borges, campeão de duas etapas do Circuito Sénior da FPT, em Vale do Lobo e na Figueira da Foz, por sua vez, não encontrou grandes dificuldades para eliminar Francisco Faria, por 6-3 e 6-0, e marcar encontro com Daniel Rodrigues, que bateu Gonçalo Falcão, por duplo 6-3.

Estava muito calor, muito difícil para jogar e entrei um bocadinho menos bem, mas depois consegui jogar o meu melhor ténis e saí muito feliz do campo. O objetivo é ganhar o torneio, acho que é possível. É difícil, mas acho que encontro a encontro consigo lá chegar”, confessou o jogador da Maia.

Tiago Cação, após o triunfo ante Manuel Gonçalves, por duplo 6-1, e Luís Faria, que estava em vantagem por 7-6 (7-2) e 1-0 quando Francisco Cabral desistiu, completam os quartos de final no Monte Aventino.