Pelo menos 43 pessoas, muitas delas mulheres e crianças, foram mortas em confrontos entre grupos armados na província do Kivu Sul, na República Democrática do Congo (RDC), denunciou este sábado o coordenador de grupos cívicos locais.

Andre Byadunia disse à Associated Press (AP) que pelo menos outras 40 pessoas desapareceram depois de membros de um grupo armado, denominado Ngumino, terem atacado a aldeia de Kipupu, na quinta-feira, quando eram perseguidos pelo grupo rebelde Mai Mai.

O coordenador dos grupos cívicos do Kivu Sul afirmou que, desde que se iniciaram os confrontos entre os dois grupos armados, quinta-feira, foram incendiadas casas em outras aldeias ao longo do caminho.

Os ataques a várias aldeias foram confirmados por um porta-voz do exército, Dieudonne Kasereka, que assegurou estar tudo a ser feito para proteger os civis.

Nas províncias do Leste da RDCongo existem vários grupos armados que se envolvem frequentemente em confrontos, numa disputa pelo poder nesta rica região mineira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR