O debate para o Estado Nação foi adiado para a próxima sexta-feira. Ao que o Observador conseguiu apurar, ao contrário do agendamento previsto para a próxima quarta-feira — a partir das 15 horas — o debate irá acontecer durante o período da manhã de dia 24 de julho, a partir das 9h30.

Em declarações em Bruxelas, António Costa confirmou que pediu ao Presidente da Assembleia da República para adiar o debate “para o final da semana”.

“Eu pedi ao PAR se podíamos adiar de quarta-feira para o final da semana. Não só para ter tempo e tendo a garantia que o Conselho [Europeu] está terminado como também, já agora, para ver se podia descansar um bocadinho antes de passar para o dossier seguinte”, disse o primeiro-ministro.

Segundo o gabinete do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o adiamento para as 9h30 de sexta-feira foi já aprovado por todos os grupos parlamentares.

O adiamento surge depois de um fim de semana difícil de negociações no Conselho Europeu sobre o Fundo de Resolução. A cimeira — que já se antevia complicada — foi já suspensa várias vezes, com os países a terem dificuldades em chegar a um acordo sobre os pacotes de apoio aos partidos.

Líderes europeus podem ter acordo na calha e, já de madrugada, levam cimeira para quarto dia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR