Se o Tondela tivesse feito ao longo de todo o jogo o que conseguiu produzir nos últimos 20 minutos da deslocação a Barcelos, não só se arriscava a ganhar ao Gil Vicente como não teria descido aos lugares de despromoção. Se o Sp. Braga tivesse mantido nos últimos 20 minutos o rendimento que conseguiu ter desde início frente ao Belenenses SAD, não só teria vencido o Belenenses SAD como até se arriscava a construir mais uma goleada, estando agora no terceiro lugar. A antepenúltima jornada correu mal a ambos. Ou desceram de posição pelo resultado de outros, ou não conseguiram subir de posição apesar do resultado de outros. Agora, com isso, a margem era nula.

Depois de ter recomeçado o Campeonato com um positivo empate na Luz sem golos, a que se seguiu uma vitória em casa com o Desp. Aves, o Tondela entrou numa espiral de queda livre e tornou-se a pior equipa da Primeira Liga na pontuação, apenas com um ponto ganho em seis jornadas das quais perdeu em cinco. Os nove pontos que tinha a mais do que o Portimonense esfumaram-se, a equipa falhou durante grande parte do encontro com o Gil Vicente e estava obrigado a ganhar (ou no limite a pontuar) para manter viva a esperança de permanência, apesar do discurso sempre tranquilo de Natxo González mesmo com a equipa a fundar-se cada vez mais na tabela.

Já o Sp. Braga, que teve em Artur Jorge o quarto treinador da temporada depois de Ricardo Sá Pinto, Rúben Amorim e Custódio, recomeçou da melhor forma com a mudança técnica a golear Desp. Aves e P. Ferreira mas deixou fugir uma vantagem fundamental frente ao Belenenses SAD num jogo onde, em caso de triunfo, ficaria com os mesmos pontos do que o Sporting mas com vantagem no confronto direto, o que colocaria a equipa a depender apenas de si sabendo que na última jornada haverá Sp. Braga-FC Porto e Benfica-Sporting. Também por isso, e para chegar com as hipóteses de chegar ao pódio intactas, estava obrigado a ganhar. E, de preferência, com um ou mais golos de Paulinho, avançado que falhou também o assalto à liderança dos melhores marcadores.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.