Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém e Faro estão esta quinta-feira em risco máximo de incêndio, num dia de possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado e elevado mais de 150 municípios do interior Norte e Centro e de todo o sul do país. A exceção vai para cerca de 50 concelhos, sobretudo no litoral, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, que apresentam risco moderado a reduzido.

O risco de incêndio, que se manterá elevado em praticamente todo o país nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Calor mantém oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo até às 21h desta quinta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o IPMA. Os distritos em causa são Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta um risco muito elevado, com exceção dos distritos de Portalegre, Évora e Beja que estão sujeitos a um risco extremo. Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

Para esta quinta-feira, é esperada nebulosidade matinal no litoral oeste de Portugal continental e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde. Há ainda possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde. Está igualmente pequena uma subida da temperatura máxima na região Sul e uma pequena descida no litoral Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão chegar aos 38.º (Évora) e as mínimas não vão baixar dos 16.º (Leiria, Coimbra, Braga e Viana do Castelo). Lisboa e Faro chegarão aos 34.º e Porto aos 25.º.

Nos Açores, o céu estará muito nublado, mas com abertas, prevendo-se aguaceiros no grupo central. Para a Madeira, esperam-se períodos de céu muito nublado, embora pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira. O vento será fraco a moderado, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira. Ponta Delgada chegará aos 24.º e o Funchal aos 26.º.