Um surto de Covid-19 surgiu na aldeia de Póvoa de São Miguel, no concelho Moura, distrito de Beja, e já existem 26 casos confirmados, dos quais um está internado, disse hoje o coordenador da proteção civil municipal.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do serviço municipal de proteção civil, Diogo Saraiva, adiantou que os primeiros quatro casos positivos foram detetados há quase 15 dias nesta aldeia alentejana.

Desde logo, referiu, foi feito pela Saúde Pública “o rastreio de contactos diretos” dos primeiros quatro infetados e, posteriormente, realizaram-se os testes à Covid-19.

Na última terça-feira, segundo o responsável, foram testadas 53 pessoas, cujos resultados permitiram detetar mais 12 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

“Mas foi necessário aprofundar as ligações” com os casos positivos confirmados, pelo que foram feitos mais 142 testes, na sexta-feira, que resultaram em mais 10 casos positivos, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até hoje, precisou o coordenador do serviço municipal de proteção civil de Moura, existem 26 casos confirmados de Covid-19 em Póvoa de São Miguel, encontrando-se uma dessas pessoas internada no hospital de Beja.

Um grupo de voluntários vai distribuir, na segunda-feira, cerca de 500 máscaras pela população, numa ação “porta a porta” que conta com o apoio do serviço municipal de proteção civil e da junta de freguesia.

O concelho de Moura, de acordo com a proteção civil municipal, regista 43 casos ativos de Covid-19, nomeadamente 26 em Póvoa de São Miguel, 10 em Amareleja, seis em Moura e um em Santo Aleixo da Restauração.