A estátua do navegador Cristóvão Colombo colocada no parque de Santa Catarina, no Funchal, foi derrubada do seu local e vandalizada na madrugada de domingo, disse fonte do gabinete da presidência do município.

A estátua foi vandalizada esta noite e já contactámos a Polícia de Segurança Pública (PSP) logo que tivemos conhecimento”, afirmou a mesma fonte. A mesma fonte adiantou que “à primeira vista, só a derrubaram”, adiantando que a estátua “apresenta algumas fendas”.

Também informou que “os serviços camarários estão a tentar perceber se há ou não danos maiores” e está a ser avaliada “a melhor maneira de a recolher para restauro e recolocar no local o quanto antes”.

Colocada no espaço junto ao miradouro com vista para a cidade, a estátua de Cristóvão Colombo, feita em bronze sobre base de pedra recorda a sua passagem pela Madeira, nos anos 1475, 1480 e 1492, tendo sido mandada erguer em 1940 da autoria do escultor português Henrique Moreira, foi inaugurada em 1968.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O navegador genovês viveu na Madeira antes de propor aos reis de Espanha a realização da viagem que o levou a descobrir o continente americano.

A vandalização de estátuas de figuras históricas associadas a períodos ou contextos relacionados com o esclavagismo e colonização começou nos Estados Unidos, mas já houve vários casos na Europa e em Portugal onde foi notícia um ato contra a estátua do Padre António Vieira em Lisboa.

“Descoloniza”. Estátua de Padre António Vieira, em Lisboa, foi vandalizada