Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Este liveblog termina aqui. A partir de agora pode continuar a seguir todas as atualizações relacionadas com a Covid-19 no novo liveblog do Observador.

    China regista o maior número de novos casos desde abril

  • Contágios aumentam na África do Sul

    Os casos de coronavírus na África do Sul continuam a aumentar, com 11.233 novas infeções contabilizadas nas últimas 24 horas. Segundo os números do Ministério da Saúde, o país tem agora um acumulado de 445.433 casos.

    O número de óbitos totais é de 6.769, escreveu o ministro Zweli Mkhize no Twitter.

  • Marrocos limita deslocações em algumas das principais cidades

    O governo de Marrocos proibiu as deslocações de e para algumas das principais cidades de país, incluindo Casablanca, Marraqueche, Fez, Tânger e Tetuan — por causa do aumento de casos de covid-19. A capital marroquina, Rabat, é a única grande cidade que escapa às novas restrições, que não têm prazo para terminar.

    Sábado, o país chegou a um número recorde de novos casos diários registado (811), que hoje baixou para 633.

    As restrições às deslocações acontecem a poucos dias da Festa do Sacrifício, na próxima sexta-feira, e que se carateriza normalmente por grandes reuniões familiares. No comunicado do governo marroquino, explica-se que as novas restrições se aplicam “por causa do incumprimento pela maioria dos cidadãos de medidas de prevenção como o distanciamento físico, o uso de máscara e a aplicação de desinfetantes para as mãos, apesar de estarem largamente disponíveis no mercado”.

    Lusa

  • Brasil ultrapassa as 87 mil mortes

    Mais 555 mortes foram contabilizadas no Brasil nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde brasileiro. Contas feitas, o total de vítimas mortais de Covid-19 é agora de 87.004.

    O número de contágios chegou este domingo aos 2.419.091, com quase 25 mil novos casos (24.578) nas últimas 24 horas. Por outro lado, 1.634.274 de doentes estão recuperados.

  • Bolsonaro é acusado de genocídio em Haia

    Bolsonaro é acusado de genocídio em Haia. O motivo? Ter ignorado as orientações técnicas na luta contra a pandemia. Assim, mais de 60 sindicatos e movimentos sociais ―a maioria de profissionais de saúde ― acusam e pedem a condenação do Jair Bolsonaro por genocídio. A denúncia foi entregue este domingo no Tribunal Penal Internacional de Haia, avança a imprensa brasileira.

    No documento, argumenta-se que o presidente do Brasil praticou crimes contra a humanidade por incentivar ações que aumentam o risco de contágio do novo coronavírus. Para além disso, apontam-lhe falhas na tomada de medidas para proteger o povo brasileiro, em especial as minorias.

    Ao longo de 64 páginas, lembram que Bolsonaro nunca atendeu às orientações técnicas de seu próprio Ministério da Saúde: várias vezes convocou aglomerações de pessoas, esteve junto a multidões sem máscara e minimizou em declarações públicas aquilo a que chamou de “gripezinha”.

    “Essa atitude de menosprezo, descaso, negacionismo, trouxe consequências desastrosas, com consequente crescimento da disseminação, total estrangulamento dos serviços de saúde, que se viu sem as mínimas condições de prestar assistência às populações, advindo disso, mortes sem mais controles”, lê-se no documento, citado pela UOL.

  • América Latina é o novo foco da pandemia

    Pela primeira vez, os contágios de Covid-19 na América Latina são superiores à soma das infeções nos Estados Unidos e Canadá, segundo contas divulgadas pela agência Reuters. O foco da pandemia desloca-se para sul num momento em Brasil, México, Peru, Colómbia e Argentina estão com números preocupantes de novos contágios.

    A América Latina representa assim 26,83% dos casos globais, com um acumulado de mais de 4 milhões de casos — 4.327.160 contra os 4.308.495 casos dos Estados Unidos e Canadá. Apesar disso, Estados Unidos continuam a ser o país com o maior número de casos e mortes, seguido pelo Brasil.

  • México. Secretário da Saúde morre com Covid-19

    Esteve internado durante vários dias, mas não sobreviveu. Jesús Grajeda, secretário da Saúde do estado mexicano de Chihuahua, morreu este domingo vítima de Covid-19, depois de sofrer uma insuficiência cardíaca.

    Com mais de 385 mil infeções e de 43 mil mortos, o México é o quarto país do mundo com mais óbitos causados pela pandemia.

  • Mais 49 casos positivos em Cabo Verde, total sobe para 2.307

    Cabo Verde registou mais 49 casos positivos do novo coronavírus, a maioria na ilha de Santiago, aumentando para 2.307 o total acumulado no país desde 19 de março, segundo dados do Ministério da Saúde. A quase totalidade dos novos casos foram registados na ilha de Santiago (48), distribuídos pelos concelhos da Praia (26) e Santa Cruz (22), enquanto o outro caso foi diagnosticado em Ribeira Brava, ilha de São Nicolau.

    A tutela da Saúde de Cabo Verde adiantou ainda que o país registou mais 84 doentes recuperados, aumentando o total de altas para 1.447.

    Cabo Verde continua a registar 22 óbitos, dois doentes transferidos e 836 casos ativos de um total de 2.307 positivos acumulados desde 19 de março.

    Lusa

  • Itália com 5 óbitos, o mesmo número dos últimos dias

    Itália registou mais cinco óbitos nas últimas 24 horas, o mesmo valor fixado nos últimos três dias. O valor total sobe assim para os 35.107, segundo o balanço diário da Proteção Civil italiana, que revelou terem sido contados 255 novos contágios.

    Itália tem um acumulado de 246.118 infeções com 12.565 casos ativos, uma diminuição de 123 em relação à véspera.

  • Alemanha sem mortes e com 305 contágios

    Nas últimas 24 horas, a Alemanha contabilizou mais 305 contágios de Covid, uma descida em relação aos 771 novos casos da véspera, mas que poderá ser explicada pela diminuição de notificações que acontece aos fins de semana. Em contrapartida, não foi resgistada nenhuma morte, de acordo com o Instituto Robert Koch.

    No total, o país soma uma acumulado de 205.269 casos confirmados oficialmente.

  • Baixa no Reino Unido. 14 mortes nas últimas 24 horas

    O Reino Unido anunciou este domingo mais 14 mortes na sequência da pandemia, aumentando o valor total para 45.752 óbitos. Este valor é o mais baixo dos últimos 5 dias.

    Os contágios confirmados também desceram: 747 contra os 767 de sábado. O acumulado de pessoas infetadas está agora nos 299.426.

  • Autoridade de Saúde dos Açores lembra que período de incubação pode ir até 14 dias

    O responsável da Autoridade de Saúde dos Açores lembrou que o período de incubação do novo coronavírus pode ir até 14 dias, daí o isolamento pedido por esse período a quem esteve perto de casos de covid-19. “Desde o início da pandemia, o conhecimento que temos até ao momento é que o novo coronavírus tem um período de incubação que pode ir até 14 dias. Muitos casos positivavam já para lá de uma semana” de proximidade ou contacto com infetados, sinalizou Tiago Lopes à agência Lusa.

    O responsável falava no dia em que uma mulher, Ângela Gonçalves, que está em isolamento na ilha Graciosa devido à proximidade tida com um homem que acusou positivo à covid-19, apresentou um pedido de libertação imediata (‘habeas corpus’) contra a medida, contou à agência Lusa.

    Lusa

  • EUA com 19 mil infeções nas últimas 13h. Casos totais confirmados superam 4.1 milhões

    Primeiro balanço do dia nos EUA: desde a meia-noite até às 13h30 de este domingo (fuso horário do estado de Nova Iorque), nos Estados Unidos da América foram contabilizados mais 19.162 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus e 172 mortes, noticia a estação CNN.

    Este sábado, o país tinha registado um recorde diário de infeções, com mais de 70 mil casos confirmados em 24 horas.

    Neste momento, os EUA têm mais de quatro milhões de casos confirmados de infeção (4.197.184) desde o início da pandemia. Foram já contabilizadas 146.632 mortes.

    Se os EUA são o país com mais casos confirmados de infeção, tal não se explica apenas pela dimensão e número de habitantes do país: no índice de casos confirmados por cada milhão de habitantes, os EUA encerram o top 10 com mais infeções de acordo com o portal agregador de dados Worldometers, que serve apenas como referência. O país tem mais de 13 mil casos positivos por cada milhão de habitantes, mais do que países como o Brasil (acima dos 11 mil, mas abaixo dos 12 mil), Espanha (um pouco menos de 7 mil), Portugal (quase 5 mil), Reino Unido (mais de 4 mil) e Alemanha (menos de 2.500)

  • Madeira com mais dois casos recuperados

    A Madeira regista hoje mais dois casos recuperados da covid-19, que totalizam 97 dos 105 doentes registados na região, tendo oito infeçoes ainda ativas, informa a autoridade de saúde regional.

    No mesmo documento, o Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAUDE) salienta que o caso suspeito reportado sábado, que estava a ser avaliado, “concluídas as análises laboratoriais, não se confirmou”. Sobre os oito doentes ainda em situação ativa no arquipélago, complementa que “consistem em cinco casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira e três de transmissão local”.

    Destes casos, sete pessoas estão em isolamento em unidade hoteleira dedicada e um permanece, em domicílio próprio, indica.

    Lusa

  • Moçambique com mais 53 novos casos

    Moçambique registou mais 53 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 1.669 contágios, anunciou o Ministério da Saúde de Moçambique. O número de óbitos mantém-se inalterado (11).

    Nas últimas 24 horas, 50 pessoas recuperaram da doença, totalmente subindo o total de pessoas curadas para 593.

  • Hong Kong. Mais de 100 novos casos pelo quinto dia consecutivo

    Foram mais 128 novos contágios nas últimas 24 horas. Pelo quinto dia consecutivo, Hong Kong ultrapassa as 100 infeções diárias, segundo anunciaram as autoridades locais, em conferência de imprensa, numa altura em que a cidade luta contra uma terceira vaga da pandemia.

    Entre as novas infeções, 103 são transmissões locais e 25 são casos importados. O número acumulado de casos em Hong Kong é de 2.634 a que se juntam 18 óbitos.

  • Houston. Morreram mais pessoas em julho do que nos últimos 4 meses

    A pandemia de Covid-19 fez mais mortos na cidade de Houston, Texas, em julho do que somando os óbitos dos quatro meses anteriores, anunciaram as autoridades locais, citadas pela CNN.

    “Já morreram 386 pessoas na cidade e 151 delas ocorreram no mês de julho”, disse Sylvester Turner, mayor de Houston. Em maio, contaram-se 3.700 testes positivos, valor que em junho já tinha para 13 mil. Em julho, eram mais de 20 mil.

  • Com país à beira de uma segunda vaga, países europeus desaconselham viagens a Espanha

    Em Espanha, o número de casos desta semana foi o dobro da anterior — dados que alertaram alguns países. França, Bélgica, Noruega e Reino Unido desaconselharam ou impuseram restrições a viagens.

    Leia mais aqui.

    Com Espanha à beira de uma segunda vaga, países europeus desaconselham viagens ao país de “nuestros hermanos”

  • Festas ilegais interrompidas na Costa da Caparica. Dois estabelecimentos encerrados

    Nos dois estabelecimentos, foram interrompidas este sábado à noite duas festas com ajuntamentos excessivos: de 100 pessoas, num caso, e 300 pessoas, no outro. Foram feitas detenções. Leia mais aqui:

    Festas ilegais interrompidas na Costa da Caparica. Dois estabelecimentos encerrados

  • Aldeia do concelho de Moura regista surto com 26 casos positivos

    Um surto de Covid-19 surgiu na aldeia de Póvoa de São Miguel, em Moura, e já existem 26 casos confirmados, dos quais um está internado. Primeiros casos foram detetados há quase 15 dias. Leia mais aqui:

    Aldeia do concelho de Moura regista surto com 26 casos positivos

1 de 2