A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira a mobilização de 35 milhões de euros em ajuda humanitária ao Iraque, para apoiar vítimas de conflitos e deslocações forçadas em altura de pandemia, destinando ainda 40 toneladas de material médico.

“Chegou ao Iraque o último de uma série de voos da ponte aérea humanitária da União Europeia (UE) com mais de 40 toneladas de material médico e de emergência para reforçar a resposta humanitária”, anuncia o executivo comunitário em comunicado.

Este voo estava incluído no programa europeu de apoio da UE a parceiros devido à pandemia de Covid-19, o Equipa Europa, criado por Bruxelas no seguimento das restrições ao transporte de ajuda humanitária decorrentes da pandemia coronavírus.

“A UE está também a disponibilizar um novo pacote de ajuda humanitária de 35 milhões de euros para ajudar as vítimas de conflitos e deslocações forçadas no Iraque e reforçar a resposta ao novo coronavírus”, adianta a Comissão Europeia.

A ajuda humanitária da UE ao Iraque centra-se na prestação de assistência como cuidados de saúde de emergência, abrigo, acesso a água potável e saneamento, educação e proteção. Em causa está o apoio a cerca de 400 mil pessoas, muitas das quais mulheres e crianças.

Desde 2015, foram concedidos mais de 490 milhões de euros em ajuda humanitária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR