A partir de 1 de Outubro próximo, o até aqui responsável máximo pelo design da Seat e da Cupra, Alejandro Mesonero-Romanos, passa a estar ao serviço do Grupo Renault, onde vai reportar a Laurens van den Acker, director de Design Industrial e membro do comité executivo do conglomerado francês que, além da Renault, integra ainda a Dacia, a Alpine, a Renault Samsung Motors e a Lada.

Trata-se do regresso a uma casa já conhecida pois, antes de ingressar na Seat, o designer espanhol de 52 anos trabalhou na Renault, onde liderou vários projectos e o departamento de Design Avançado de 2007 a 2009. Foi depois nomeado chefe de design da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul, de onde sairia em 2011 para definir o estilo da Seat.

Responsável máximo pelo design do construtor espanhol e da recém-criada marca desportiva Cupra, Mesonero-Romanos deixou o seu traço em SUV como o Ateca, o Arona e o Tarraco, tendo ainda capitaneado a quinta geração do Ibiza e as últimas versões da gama Leon. Quanto à Cupra, modelos como o SUV Formentor e o hatchback eléctrico el-Born também carregam a sua assinatura. Todo este trabalho, mais precisamente a renovação completa do portefólio da Seat valeu-lhe, em 2018, o prémio Eurostars na categoria Design.

Com o anúncio desta nomeação, por parte dos franceses, o madrileno passa a ser o segundo “reforço” que o Grupo Renault vai buscar à Seat, pois desde o início deste mês que o novo responsável máximo da Renault é o italiano Luca de Meo, ex-CEO do construtor de Martorell.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR