A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 74 anos pela presumível autoria de um incêndio florestal registado na segunda-feira em Veade, Celorico de Basto, anunciou esta quarta-feira aquela força.

Em comunicado, a PJ acrescenta que o incêndio consumiu vegetação herbácea, mato e arvoredo, não tendo atingido maiores proporções devido à rápida intervenção dos bombeiros. O detido é reformado e residente na freguesia “onde ateou o incêndio, tendo recorrido a chama direta para a respetiva ignição”.

“Terá atuado num quadro de vingança e retaliação”, refere ainda o comunicado.

O suspeito foi intercetado na segunda-feira por um militar da GNR que se encontrava de férias. Segundo a GNR, estava junto do incêndio e tinha na sua posse velas, sacos, uma serra de mão e um cutelo. O caso passou para a Polícia Judiciária, que entretanto deteve o suspeito.

“As diligências realizadas por esta polícia permitiram a recolha de substanciais elementos de prova, que conduziram à detenção do indivíduo que, hoje [quarta-feira], será presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório de arguido detido e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas”, remata o comunicado da PJ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR