Um incêndio em Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã, está a ser combatido, pelas 19h00 desta quarta-feira, por 313 operacionais de várias corporações de bombeiros, auxiliados por 14 meios aéreos e 13 viaturas.

Em declarações à RTP3, pelas 19h30, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, disse que o incêndio estava, àquela hora, “relativamente próximo” da aldeia de Sobral de São Miguel, mas frisou que os meios aéreos “estão a incidir o combate no local onde as chamas se aproximam” dessa localidade. “Tudo indicia, a manter-se esta direção do vento, que conseguiremos evitar que [o fogo] chegue a Sobral de São Miguel”, adiantou.

A retirada dos habitantes da aldeia ainda “não se afigura necessário”, adianta. “Só em último caso o faremos. O rumo do combate ao incêndio está no melhor sentido e estamos convencidos que, ainda antes de anoitecer, este perigo estará afastado.”

O incêndio está a atingir uma área de “difícil acesso”, com “declives, linhas de água e uma floresta à base de pinheiros”. Os operacionais no terreno estão a ser apoiados por quatro máquinas de rasto, segundo o autarca.

O fogo deflagrou às 14:43 numa zona de povoamento florestal paralela à localidade. Às 17h40, estavam no teatro de operações 184 homens de várias corporações de bombeiros, 56 viaturas e 12 meios aéreos, mas o número aumentou e, pelas 19h00, mais de 300 operacionais, 14 meios aéreos e 13 viaturas combatiam as chamas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR