A Comissão do Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou 352 mil euros em coimas no segundo trimestre, tendo nesse período decidido sobre 19 processos de contraordenação e instaurado 12 processos por violação dos deveres de auditores.

Dos 19 processos de contraordenação decididos pela CMVM no segundo trimestre deste ano, 12 foram por violação dos deveres de atuação dos auditores, três sobre deveres de intermediação financeira, dois sobre a atividade dos organismos de investimento coletivo e dois sobre deveres de negociação em mercado.

No ano passado, no mesmo período, a CMVM proferiu decisão em 30 processos de contraordenação e aplicou coimas no total de 575 mil euros, além de 21 admoestações, e arquivou dois processos.

As decisões tomadas pelo regulador entre abril e junho deste ano respeitaram a cinco processos de contraordenação muito graves, 24 processos de contraordenação graves e três menos graves, tendo a CMVM aplicado coimas no total de 352.500 euros e 24 admoestações.

No mesmo período, o regulador dos mercados instaurou 12 processos de contraordenação por violação dos deveres de atuação dos auditores.

Em junho estavam em curso 72 processos de contraordenação na CMVM, dos quais 24 sobre violações de deveres de intermediação financeira, 18 sobre a atuação dos auditores, 10 sobre a atividade dos organismos de investimento coletivo, oito respeitam a violação de deveres de negociação em mercado, sete relativos a violações de deveres de informação ao mercado e cinco referentes a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR