Os alunos e trabalhadores da Universidade de Aveiro (UA) vão poder vir a ser reembolsados pelas garrafas ou latas que devolvam, no âmbito de um projeto pioneiro a nível nacional orçado em 842 mil euros, informou esta quarta-feira fonte académica.

Numa nota enviada à agência Lusa, a UA refere que o projeto REAP – Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET (polietileno tereftalato) foi aprovado pelo Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), tendo o respetivo contrato de financiamento sido assinado na sexta-feira.

O projeto tem como princípio base a possibilidade de os alunos e trabalhadores daquele estabelecimento de ensino poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam.

De acordo com a UA, esta devolução será feita em equipamentos dedicados e adquiridos no âmbito do projeto e o valor do reembolso deverá ser creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É esperado que, havendo uma separação dedicada, com um menor grau de contaminação, o produto resultante da recolha possua uma qualidade superior e se assista a um aumento da recolha seletiva de PET e alumínio”, refere a mesma nota.

A avaliação ambiental deste projeto-piloto será realizada através duma análise de ciclo de vida.

A UA esclarece ainda que o produto resultante da implementação do projeto terá como destino a indústria recicladora e produtora de embalagens de PET e de alumínio e a reciclagem para fins de demonstração e inovação.

Pretende-se adquirir equipamentos que permitam a transformação do PET em matéria-prima adequada para projetos de investigação na área de impressão 3D, na incorporação em novos materiais, a produção de novos produtos (embalagens) e a avaliação da sua qualidade, promovendo e apoiando o setor da reciclagem e o mercado de matérias-primas secundárias”, diz a UA.

A UA destaca ainda a “forte” vocação social do projeto, na medida em que se pretende que as contrapartidas financeiras provenientes do encaminhamento do produto recolhido sejam canalizadas para a ação social escolar, traduzindo-se num apoio direto aos alunos carenciados da instituição.

Para a implementação deste projeto, a UA terá como parceiros a empresa norueguesa Infinitum e os municípios da área para onde a Universidade se estende.