A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a registar a totalidade das vítimas mortais por Covid-19 do país. Desde 26 de julho que todas as mortes registadas em Portugal ocorreram nesta região. Esta quinta-feira não foi exceção: os dois óbitos registaram-se também em Lisboa, de acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma estava na faixa dos 70 a 79 anos e a outra tinha mais de 80 anos.

É também em Lisboa que está a maioria das novas infeções do país: do total nacional de 255 novos casos das últimas 24 horas, 176 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo — o que se traduz em 69% dos novos casos totais. Este valor é, ainda assim, inferior ao de quarta-feira, dia em que esta região registou quase 72% das novas infeções. Quanto aos totais desde o início da pandemia, Lisboa tem assim 25.993 casos e 596 vítimas mortais.

As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa saem do estado de calamidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Feitas as contas, Portugal chegou esta quinta-feira às 50.868 infeções desde o início da pandemia e já ultrapassou os 36 mil casos de doentes recuperados: esta quinta-feira registou mais 265 recuperações. Contabiliza também 1.727 vítimas mortais .

O balanço da DGS dá ainda conta que o número de doentes internados se mantém nos 403 — um número que, no início de julho, chegou a ultrapassar os 500. As pessoas nos cuidados intensivos baixaram de 43 para 42, de acordo com o boletim desta quinta-feira.

Norte com aumento de infeções desde 26 de julho. Madeira com mais uma infeção

Quanto às restantes regiões, depois de Lisboa, segue-se o Norte com mais 41 casos do que no dia anterior — um número que tem vindo a aumentar consecutivamente desde o dia 26 de julho, quando se registaram 16 novas infeções.  Desde o início da pandemia, o Norte registou 18.626 casos de Covid-19.

Ao contrário do que tem acontecido, o Algarve surge em terceiro nas regiões com mais novos casos, aos registar esta quinta-feira 20 novas infeções — quase 8% do total nacional. O balanço de quarta-feira dava conta de cinco novos casos e o de terça-feira não registou novas infeções.

Ainda no que diz respeito aos casos por região, o Alentejo segue com 11 novas infeções e o Centro com mais seis. Por fim, a Madeira registou mais um caso fazendo subir para 106 o número total de novos casos na ilha: desde dia 25 de julho que o valor se mantinha nas 105 infeções.