A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, os resultados dos concursos para jovens empreendedores e com talento, que preveem um valor global de 82 mil euros a atribuir aos oito projetos selecionados.

Os concursos, lançados em fevereiro, pretendem promover projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego, e estimular jovens com talento, para que possam “dar asas à imaginação”.

Nesta quinta-feira, na apresentação dos resultados do concurso ao executivo municipal, a vereadora da Juventude, Carlota Borges, disse que concorreram ao concurso Viana Jovens Empreendedores 30 pessoas, e ao Viana Jovens Com Talento, 19.

Carlota Borges explicou que no concurso destinado a estimular o talento dos jovens do concelho “foram selecionados cinco projetos, num investimento de 42 mil euros, verba que fica abaixo dos 50 mil euros previstos como teto máximo para o concurso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no concurso destinado a promover o empreendimento dos jovens foram escolhidos três projetos, com um orçamento de 40 mil euros, o limite máximo da ação.

Em fevereiro, aquando da apresentação da medida, a vereadora Carlota Borges explicou que os concursos destinam-se “a jovens dos 18 aos 35 anos, residentes no concelho, individualmente, ou em grupo até ao máximo de três subscritores”.

No caso do concurso “Viana Jovens Empreendedores”, o objetivo passa por “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral, ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa visa promover “a seleção de ideias ou projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego, capacitar os empreendedores para o desenvolvimento dos projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.

O concurso dirigido aos jovens com talento, pretende apoiar “um conjunto de jovens promissores que por vezes não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa abrange as áreas da “música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto”.