Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Este liveblog termina aqui. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias da Covid-19 no novo liveblog do Observador, que abre com os novos números da pandemia nos Estados Unidos e no Vietname. E com uma chamada de atenção para a agenda desta sexta-feira: o INE divulgará o PIB português do segundo trimestre do ano. Siga aqui.

    EUA com quase 68 mil novos casos de Covid-19. Vietname tem maior subida de sempre

  • Angola regista mais três mortes e 31 novos casos

    Angola registou mais três mortos e 31 casos novos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo divulgaram esta quinta-feira as autoridades de saúde.

    Em conferência de imprensa, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse que se registaram também 94 recuperados da doença. Com estes números, o país soma agora 1.109 infetados, 51 óbitos, 395 recuperados e 663 casos ativos.

    Os novos casos têm idades compreendidas entre 16 e 83 anos e são oriundos, a maior parte (28), da província de Luanda. Os três restantes são casos isolados em Cabinda, Uíge e Lunda Norte.

    Lusa

  • Reino Unido regista 38 mortes e 846 casos de infeção

    O Reino Unido registou 38 mortes de Covid-19 e 846 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde britânico.

    No total, durante a pandemia de Covid-19, o país registou 45.999 mortes e 302.301 casos de infeção.

    Na quarta-feira tinham sido registados 763 casos de contágio e 83 mortes.

    O Reino Unido tem vindo a registar um gradual aumento do número de infeções e o primeiro-ministro, Boris Johnson, admitiu a existência de entre 10 a 30 surtos no país, os quais propôs controlar com “confinamentos locais duros e incisivos”.

    Lusa

  • Madeira mantém nove casos ativos

    A Madeira mantém o total de 106 casos de Covid-19, já com 97 recuperados e apenas nove ativos, os mesmos assinalados na quarta-feira, indicou esta quinta-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Os nove casos ativos consistem em seis casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de Covid-19 do Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local”, refere a entidade em comunicado.

    Estas pessoas encontram-se em isolamento numa unidade hoteleira requisitada pelo Governo Regional e no domicílio, sem necessidade de cuidados hospitalares.

    Lusa

  • ONU e parceiros disponibilizam 13 mil máscaras para mulheres em Maputo

    A Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres e parceiros vão disponibilizar 13 mil máscaras para mulheres vulneráveis na cidade de Maputo, no âmbito do combate à propagação da Covid-19. anunciaram esta quinta-feira em comunicado.

    Esta a forma de contribuir para que estas mulheres continuem suas atividades económicas, que garantem o seu sustento e de suas famílias”, lê-se no comunicado enviado à comunicação social.

    Além da entidade da ONU, a doação conta com o apoio do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), bem como o Conselho Autárquico de Maputo.

    As mulheres, para além de constituírem a maioria na linha da frente, na resposta à pandemia através dos cuidados de saúde, seriam as principais afetadas com encargos a dobrar em casa, perda de fontes de renda por serem a o grupo maioritário no setor informal entre outros”, acrescenta.

    Lusa

  • Covid-19. OMS deixa alerta para os jovens

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou esta quinta-feira que os jovens “não são invencíveis”, porque podem infetar-se, morrer e contagiar outras pessoas com o coronavírus da Covid-19, e assinalou que “o desafio” é convencê-los “deste risco”.

    Em declarações aos jornalistas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recordou, repetindo um aviso feito em março, que os jovens “não são invencíveis”, uma vez que podem infetar-se, morrer e contagiar outras pessoas.

    Estão também em risco, o desafio é convencê-los deste risco”, afirmou, numa videoconferência de imprensa, a partir da sede da OMS, em Genebra, Suíça, salientando que alguns países têm reportado o aumento de infeções entre os jovens.

    Lusa

  • Covid-19: Dinamarca retira Portugal da lista de países mais inseguros

    A Dimarca “retirou hoje [quinta-feira, 30 de julho] as restrições à mobilidade que tinha imposto a passageiros oriundos de Portugal”, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, em nota enviada esta quinta-feira aos órgãos de comunicação.

    No site do ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, lê-se numa nota publicada esta quinta-feira que há “um alívio” para Portugal e Suécia, no que toca ao desencorajamento de viagens por serem países com um elevado número de casos diários de infeção com o novo coronavírus — passam agora a estar apenas sob alerta “amarelo”. O país recomenda agora os seus cidadãos a não viajar para a Bulgária, Luxemburgo e Roménia, além de desencorajar viagens à Irlanda devido “às regras de quarentena” ali decretadas.

    O comunicado indica também que os turistas que chegarem à Dinamarca vindos das regiões espanholas Aragão, Catalunha e Navarra, “são encorajados a ser testados à Covid-19 à chegada”, mas lembra que também para Espanha o alerta é, tal como para Portugal, apenas amarelo — ou seja, não é recomendado que os cidadãos do país não viagem para este território por motivos de saúde.

  • Itália contabiliza 386 novos casos nas últimas 24 horas

    A Itália contabilizou 386 novos casos de contágio da Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o total para 247.158 infetados desde que começou a emergência no país, a 21 de fevereiro, anunciou esta quinta-feira a Proteção Civil.

    O número é superior aos 200 casos, em média, que o país vinha a registar nos últimos dias, mas também foram realizados mais testes: quase 62.000 hoje, em comparação com os 56.000 de quarta-feira.

    Nas últimas 24 horas morreram três pessoas (35.132 no total), foram curados 765 pacientes (199.796 no total) e o número atual de positivos é de 12.230.

    Lusa

  • Moçambique regista 60 novos casos e sobe total para 1.808

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 60 novos casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.808, mantendo-se o número de 11 mortes, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde.

    Do total de casos anunciados esta quinta-feira, “54 são moçambicanos, quatro malauianos e dois indianos”, disse a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

    Os novos casos foram registados em sete províncias do país, nomeadamente Maputo (19), Cabo Delgado (3), Gaza (1), Sofala (6), Nampula (19), Zambézia (3) e Maputo Cidade (9).

    Lusa

  • Empresários dizem que "não faz sentido" reabrir discotecas como pastelarias

    Os empresários de diversão noturna consideram que “não faz sentido” os bares e discotecas, encerrados em março devido à Covid-19, passarem a funcionar como cafés e pastelarias, a partir de sábado, questionando o Governo se quer “aniquilar o setor”.

    Em relação às discotecas e aos bares, que laboram única e exclusivamente à noite, não muda nada. Não há aqui nenhuma alteração, não há aqui nenhum benefício, não há aqui nada a declarar”, salientou à agência Lusa José Gouveia, da reativada Associação Nacional de Discotecas.

    De acordo com o também porta-voz do movimento “O Silêncio da Noite”, os espaços continuam sem permissão para abrir e os empresários estão à espera dos apoios do Estado para fazer face aos prejuízos provocados pela inatividade dos estabelecimentos de diversão noturna.

    Empresários dizem que “não faz sentido” reabrir discotecas como pastelarias

  • Espanha regista 1.229 novos casos de infeção por Covid-19

    Espanha regista novo aumento de infeções relacionadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, somaram-se mais 1.229 casos de infeção.

    Segundo o Ministério da Saúde espanhol, o país tem neste momento 412 surtos ativos.

    Aragão é a comunidade que apresenta maior número de novas infeções, com 312 novos casos, seguida da comunidade de Madrid, com 225.

  • Michelle Bolsonaro, primeira-dama brasileira, infetada com o novo coronavírus

    A primeira-dama brasileira Michelle Bolsonaro está infetada com SARS-CoV-2, a nova estirpe de coronavírus que pode causar a doença Covid-19. A informação foi avançada pela própria Presidência brasileira.

    Em nota oficial citada pelo portal de notícias G1, a Presidência do Brasil informa que Michelle Bolsonaro “apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República”.

    BRAZIL-HEALTH-VIRUS-BOLSONARO

    Michelle e Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília, esta quarta-feira, 29 de julho (@ EVARISTO SA/AFP via Getty Images)

    O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro tinha estado previamente infetado com o novo coronavírus, tendo anunciado a 7 de julho que o teste de diagnóstico tivera resultado positivo mas garantindo no último sábado, 25 de julho, que fora dado como recuperado.

    Como refere o G1, Michelle Bolsonaro vive com o Presidente brasileiro e com as filhas Leticia e Laura “na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.

  • Herman Cain morreu por infeção de Covid-19

    Herman Cain, outrora candidato presidencial republicano e antigo CEO da Godfather’s Pizza morreu esta quinta-feira, vítima do novo coronavírus.

    Cain tinha 74 anos de idade e encontrava-se hospitalizado há cerca de um mês.

    Herman Cain tinha-se candidatado à presidência dos EUA em 2011, contudo, passados sete meses desistiu dessa mesma corrida, uma desistência motivada por alegados escândalos sexuais, que o mesmo negou sempre.

    Lusa

  • Filomena Martins: "As excepções abrem a porta aos surtos"

    As 19 freguesias em estado de calamidade passam a contingência. Análise de Filomena Martins, diretora-adjunta do Observador, ao Conselho de Ministros: “É preciso clarificar e uniformizar as medidas”. Ouça aqui.

    Filomena Martins: “As excepções abrem a porta aos surtos”

  • "Noite continua inativa, não há nenhuma alteração"

    Para o presidente da Associação Nacional de Discotecas, as novas medidas do Governo são “uma mão cheia de nada”. José Gouveia alerta para dificuldades das empresas e pede ao Governo apoios ao setor. Ouça aqui.

    “Noite continua inativa, não há nenhuma alteração. Número de bares e discotecas que já não vão conseguir reabrir aumenta todos os dias”

  • O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, diz que não haverá necessidade de realizar testes à chegada se passageiros vierem do espaço Shengen nem no caso de voltarem de 12 países em que situação epidemiológica tem um nível de contágio baixo. Esses 12 países vão constar do despacho.

  • Matos Fernandes: "Não haverá rendas excessivas"

    Numa resposta de uma frase apenas, o ministro do Ambiente Matos Fernandes nega a hipótese de rendas excessivas, em reposta às críticas que têm surgido do PSD: “Não haverá rendas excessivas”.

  • Multas de 2 mil euros para companhias aéreas que transportem passageiros sem testes

    O ministro da Administração Interna esclareceu que as coimas para as companhias aéreas que transportem passageiros sem teste realizado à partida serão de dois mil euros.

    Já relativamente aos portugueses ou residentes em Portugal, Eduardo Cabrita diz que não lhes pode ser negada a entrada no país, mas estarão sujeitos à realização do teste nas 48 horas seguintes.

  • Mariana Vieira da Silva nega que tenha ficado trabalho por fazer nas relações externas

    A ministra de Estado e da Presidência responde agora sobre o facto de Portugal continuar excluído dos corredores turísticos de alguns países. Mariana Vieira da Silva considera que “as organizações turísticas têm feito a sua parte”.

    “Não me parece que perante a dimensão do problema que temos e a vontade que cada país tem de manter uma capacidade de resposta ao turismo interno se possa dizer que algum trabalho não foi feito”, afirmou acrescentando que “Portugal é um país seguro onde se pode saber que a situação sanitária está a ser acompanhada de forma sistemática”.

  • Ministro diz que haverá grande "ação específica" a 1 de agosto para abordar emigrantes que entram por Vilar Formoso

    A ministra Mariana Vieira da Silva diz que ainda haverá uma “reavaliação da situação” sobre se mantém o estado de contingência na segunda quinzena de agosto, sem adiantar se sera prolongada esta situação na Área Metropolitana de Lisboa devido à realização da fase final da Liga dos Campeões.

    Sobre os controlos fronteiriço feitos por via terrestre, nomeadamente relativamente à temperatura de quem entra no país, o ministro da Administração Interna diz que as indicações europeias é de avanças no “caminho de reposição da zona Schengen”, lembrando que a comissária responsável pela pasta considera “inadequado o controlo fronteiriço no espaço Schengen”. O que irá acontecer na fronteira com a Espanha, explica Eduardo Cabrita, são “controlos móveis aleatórios reforçados”, havendo uma incidência em “veículos de matrícula estrangeira” que “têm sido parados veículos para informar das regras de estado de contingência e de estado de alerta no país.

    O ministro anunciou ainda que no próximo dia 1 de agosto “será feita uma ação específica dirigida quer a cidadãos estrangeiros, quer a emigrantes, principalmente na fronteira de Vilar Formoso”.

1 de 3