O novo coronavírus foi detetado em tripulantes de dois cruzeiros, semanas depois de terem começado. Trinta e seis elementos da tripulação do navio de cruzeiros norueguês Roald Amundsen testaram positivo à Covid-19, enquanto as autoridades tentam localizar outros passageiros que conviveram no navio desde meados de julho, informaram este domingo as autoridades locais. Já a bordo do cruzeiro Paul Gauguin, ancorado em Papeete, no Tahiti (Polinésia Francesa), o médico do navio detetou um caso e todos os tripulantes foram aconselhados a permanecer no interior das cabines, escreve o The Guardian.

De acordo com fontes da companhia de navegação Hurtigruten, foram realizados exames de despistagem aos 158 presentes a bordo, resultando em 36 casos positivos, 33 de nacionalidade filipina, um francês e outro norueguês, todos assintomáticos.

O navio está ancorado no porto de Tromso, município localizado no norte da Noruega, a quase 1.150 quilómetros da capital Oslo, onde quatro elementos da tripulação estão hospitalizados desde sexta-feira, após terem manifestado sintomas durante a última semana, que não foram considerados “típicos” do novo coronavírus, explicou a empresa.

Assim que atracou em Tromso, proveniente do arquipélago de Svalbard, os funcionários do Roald Amundsen permaneceram em quarentena a bordo do navio, ao contrário dos viajantes, que foram aconselhados a cumprir quarentena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades norueguesas tentam localizar outras pessoas envolvidas em viagens anteriores do Roald Amundsen, estimando-se que haja riscos de contágio em cerca de 380 elementos, entre membros da tripulação e passageiros, que participaram no cruzeiro entre 17 e 24 de julho.

Já o cruzeiro Paul Gauguin navegava entre Bora Bora e as ilhas Rangiroa, quando foi detetado um caso, obrigando o navio a regressar ao local de origem. Ainda não se sabe bem quantos passageiros estão a bordo.

O Paul Gauguin retomou a viagem a 18 de julho apenas para residentes locais e a 29 de julho para convidados internacionais. A Polinésia Francesa abriu suas fronteiras para todas as nacionalidades em 15 de julho.

(Artigo atualizado às 8h55 do dia 3 de agosto com informações sobre o cruzeiro Paul Gauguin)