Um homem de 51 anos foi detido em Mirandela por alegadamente ter originado o incêndio que lavrou na quinta-feira às portas desta cidade, no distrito de Bragança, informou esta sexta-feira a PSP.

De acordo com informação avançada à Lusa pelo Comando Distrital da PSP, na investigação à ocorrência a polícia averiguou que “aparentemente” a origem do incêndio estaria associada ao homem, que se encontrava a realizar trabalhos agrícolas num terreno nas imediações da cidade.

Os trabalhos agrícolas e o uso de maquinaria, assim como a permanência em espaços florestais estão proibidos, pelo menos até às 23h59 desta sexta-feira, devido ao país estar em Situação de Alerta face ao calor e ao risco muito elevado de incêndio.

Segundo o Comando Distrital de Bragança da PSP, o detido em Mirandela estaria “a usar um trator com uma alfaia agrícola que no decurso dos trabalhos terá incendiado o restolho que existia na zona”. O homem ainda terá tentado apagar o fogo com o extintor que trazia no trator, mas as chamas propagaram-se, mobilizando quase 80 operacionais desde o final da manhã de quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a tarde, o fumo do incêndio obrigou ao corte da Autoestrada 4 e da Estrada Nacional 15 durante duas horas. As chamas foram dominadas ao final da tarde e o fogo entrou em fase de conclusão às 23h28, segundo a Proteção Civil.

O detido irá ser presente a um juiz para aplicação de medidas de coação.

Este incêndio de Mirandela é o terceiro deste verão no distrito de Bragança com a origem atribuída a negligência relacionada com trabalhos agrícolas ou outros, segundo as autoridades. A 28 de julho, dois homens foram identificados como suspeitos de terem originado um incêndio florestal, no dia anterior, na zona de Vila Flor, quando estavam a trabalhar com uma máquina de corte de metal. Uns dias antes, a 20 de julho, um homem de 64 anos foi detido no concelho de Vinhais, distrito de Bragança, por alegadamente ter provocado um incêndio, na zona de Rebordelo, durante a realização de trabalhos agrícolas.