Uma equipa de bombeiros libaneses está a ser aclamada por ter sido a primeira a chegar ao incêndio que viria a dar origem à forte explosão que destruiu parcialmente a cidade de Beirut. Uma fotografia entretanto conhecida mostra o regimento minutos antes de chegar ao teatro de operações que, muito provavelmente, acabou lhes tirar a vida.

Por enquanto, como conta o britânico Telegraph, estão todos a ser oficialmente considerados como presumíveis vítimas mortais menos Sahar Fares, de 25 anos, cujo corpo foi recuperado e enterrado numa emotiva cerimónia fúnebre filmada e partilhada nas redes sociais.

Gilbert Karaan, conta o The New York Times (NYT), era o noivo de Sahar — tinham casamento marcado para daqui a um ano. Através das suas redes sociais partilhou uma homenagem ao seu “anjo da guarda” chamando-a de mártir. “Perdi a vontade de viver desde que te foste”, escreveu. “Eles roubaram-me o teu sorriso e ternura. Eu amo-te e vou amar-te sempre até que nos encontremos novamente e continuemos a nossa jornada juntos”, lê-se ainda.

View this post on Instagram

عروستي الحلوة❤️ كان عرسنا ب ٦/٦/٢٠٢١ ،عم تزبطي بيتك على ذوقك ونجيب غراض ونحضّر ،انت ترقيتي بسرعة بالفوج وصرتي شهيدة برتبة وطن❤️ عرسك بطّل ب ٦/٦/٢٠٢١ صار بكرا يا عيوني ، كلشي كان بدك ياه حايكون موجود الاّ شوفتي فيكي بالفستان الابيض❤️ كسرتيلي ضهري يا روحي ،حرقتيلي قلب قلبي ، راحت طعمت الحياة مع غيابك عني ❤️ الله يحرق قلبو يلي حرمني منك ومن ضحكتك ومن حنيتك يا روحي انت❤️ بحبك وحا ضل حبك حتى صير معك ونكفي مشوارنا❤️ #ملاكي_الحارس #الشهيدة_البطلة_سحر_فارس ❤️

A post shared by Gix (@gilbert.karaan) on

A notícia da morte de Sahar tornou-se viral à conta da sua dramática história. Filha de uma família modesta, conseguiu entrar no mundo masculino dos Bombeiros de Beirute para dedicar-se ao serviço público sem nunca pôr de parte a ambição de construir uma família, conta o NYT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sahar Fares era bombeira mas especializou-se paramédica. O noivo conta que na fatídica quinta-feira ela ligou-lhe em vídeochamada para mostrar o incêndio que estava a consumir um armazém no Porto de Beirute. Como na altura ninguém parecia necessitar de cuidados médicos, Fares ficou no carro de bombeiros à conversa com o futuro marido. À medida que as labaredas se intensificavam trepou para o topo do veículo para mostrar ao noivo aquilo que pareciam fogos de artifício em ignição: Karaan recorda ao NYT que se viam brilhos vermelhos e prateados dentro do espesso fumo negro e cinzento. O som que se ouvia era muito estranho e por isso mesmo aconselhou a noiva a procurar um sítio mais resguardado. Sahar concordou mas já foi tarde demais — a última imagem que Karaan teve da noiva foram os pés dela a tocar o chão depois de ter saltado do topo do veículo onde estava. Depois disso, a explosão.

A equipa de bombeiros que terá perdido a vida na explosão do armazém no Porto de Beirute. Sahar Fares não aparece nesta imagem mas fazia parte do grupo. D.R.

O seu regimento era da zona de Karantina e dele faziam parte outros bombeiros como Jo Noon, Methal Hawwa e Najib Hitti. A foto que agora é divulgada e abre este texto foi recuperada no telemóvel de um deles, já depois da explosão.