A bandeira vermelha foi hasteada na Praia da Vieira, na Marinha Grande, devido à presença de medusas, alertou este sábado a Capitania do Porto da Nazaré e a câmara local.

Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional, a restrição devido à presença de ‘Medusa Velella’ havia sido imposta inicialmente na terça-feira e vigorou até sexta-feira, altura em que o impedimento foi levantado pelas autoridades.

No entanto, um banhista esteve hoje em contacto com uma medusa, “tendo sido por isso decidido desaconselhar novamente a ida a banhos na Praia da Vieira, tendo sido hasteada a bandeira vermelha”.

A situação vai ser reavaliada na segunda-feira, segundo o mesmo comunicado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ‘Velella’ assemelha-se a uma vela, “flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais”.

“Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo a superfície da água, e vastas áreas de areal quando dão à costa. Os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto. Se for picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio”, pode ler-se na página do IPMA.