Nas últimas semanas houve quatro substituições na cúpula da Direção Geral da Saúde (DGS) mas se, à primeira vista, poderá parecer que foi por causa da pandemia, a DGS garante que foi apenas uma “coincidência” numa altura em que os olhos estão postos neste organismo, noticia este domingo o Público.

Assim, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, passou a ter dois novos subdiretores-gerais, o médico de saúde pública Rui Portugal e a administradora hospitalar Vanessa Gouveia — que foram substituir o médico Diogo Cruz, que regressou ao hospital de Santa Maria, e Catarina Sena, que morrera em abril).

Já a diretora dos Serviços de Informação e Análise e a chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística foram substituídas em julho.

Diogo Cruz explicou ao Público que a sua decisão já tinha sido tomada ainda antes da pandemia, mas acabou por só agora a concretizar, altura em que “as coisas estabilizaram um pouco” e foi encontrado um substituto. Rui Portugal,  que o substitui, tinha sido nomeado em junho coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

Vanessa Gouveia, que começou a trabalhar como subdiretora-geral da DGS em 15 de Junho, passou por várias unidades de saúde ao longo da sua carreira e dirigiu o Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora entre 2014 e 2018. Foi nomeada em regime de substituição enquanto decorre o concurso para subdiretor-geral.

A anterior diretora dos Serviços de Informação e Análise, Graça Lima, abandonou o cargo a 23 de junho depois de ter estado um período de baixa médica. Foi substituída por Inês Fronteira, que foi adjunta da ministra da Saúde de Novembro de 2018 e Novembro de 2019. Já a ex-chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística, Rita Sá Machado, integra agora a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. Luís Guedes foi nomeado para este lugar também em regime de substituição e já foi aberto um concurso destinado a assegurar uma nomeação para aquele lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR