Já está nas mãos do Reino Unido o relatório sobre a situação epidemiológica portuguesa, onde constam dados apresentados de acordo com os critérios enviados, na semana passada, pelos britânicos.

A informação foi avançada ao Observador pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Em resposta às questões colocadas, o ministério tutelado por Augusto Santos Silva indicou que o documento foi enviado esta terça-feira e que foram apresentados “todos os dados disponíveis sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal”.

No passado dia 5, o ministro dos Negócios Estrangeiros tinha anunciado que o Reino Unido tinha enviado um relatório — a pedido do Governo — onde constavam os critérios sobre os quais baseava a decisão de colocar Portugal na “lista negra” no que toca a restrições de viagens devido à Covid-19.

Ao Observador, o Ministério indicou que os britânicos tinham em conta cinco critérios: taxa de incidência, uma “avaliação de confiança nos dados obtidos através de testagem”, as “tendências” ou a “trajetória” nas taxas de incidência e de mortalidade, o índice de transmissão e os “dados epidemiológicos adicionais e opinião de especialistas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Taxa de incidência e de mortalidade, testagem e RT. Os cinco critérios do Reino Unido para avaliar Portugal

Com o envio deste relatório, o Governo espera que o Reino Unido decida colocar Portugal no corredor aéreo, isto é, que os britânicos deixem de ser obrigados a fazer quarentena na chegada ao seu país depois de estarem em Portugal.

“O Governo aguarda a decisão do Reino Unido”, referiu ainda o Ministério dos Negócios Estrangeiros ao Observador.

Recorde-se que a próxima avaliação formal para parte do Reino Unido está marcada para 21 de agosto, mas os britânicos poderão alterar a decisão relativamente a Portugal antes disso. Foi, aliás, o que aconteceu com Espanha, como recordou Santos Silva na semana passada.

O que as autoridades britânicas têm dito é que procedem regularmente a essa revisão, mas que a qualquer momento podem fazer isso”. O que “é verdade já que impuseram quarentena a Espanha dois dias depois de terem publicado a nova lista.”

Portugal vai apresentar dados da Covid com critérios do Reino Unido para tentar alterar restrições de viagens

Artigo atualizado às 11h02 com as respostas do Ministério dos Negócios Estrangeiros às perguntas do Observador