A circulação rodoviária no perímetro da serra de Sintra vai ficar condicionada entre esta quinta-feira e  segunda-feira devido ao risco de incêndio elevado no concelho, no distrito de Lisboa, anunciou o município.

Em comunicado, o executivo de Basílio Horta (PS) adiantou que a interditação do trânsito vigora até às 23h59 de segunda-feira.

De acordo com a autarquia, a decisão surge na sequência do período crítico de incêndios rurais, que decorre entre os dias 01 de julho e 30 de setembro, de modo a “proteger quem vive e visita Sintra”.

No entanto, continuam a poder circular viaturas de moradores e de empresas sediadas na área, transportes de passageiros (com licença de circulação), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do perímetro da serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar”, acrescentou a Câmara Municipal de Sintra na nota.

A autarquia ressalvou ainda que é “fundamental acautelar” a proteção da serra de Sintra, por integrar uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio floresta, caracterizada por um “elevado número de visitantes”.

A circulação de trânsito na serra de Sintra tem sofrido condicionamentos desde o dia 17 de julho devido aos alertas da Proteção Civil para risco de incêndio.