A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quinta-feira o calendário para a próxima temporada de 2020/21, com o Campeonato Nacional da Primeira Liga a ter início a 20 de setembro (que pode ser antecipado para 18 e 19, como é habitual, devido às transmissões televisivas) e a terminar a 16 ou 19 de maio – uma margem explicada com a possibilidade de haver equipas portuguesas nas fases finais das competições europeias. No entanto, e tal como se previa, existem outros dados que comprovam o aumento da densidade competitiva na época seguinte à pandemia que nem mesmo a remodelação do formato da Taça da Liga consegue evitar.

Em termos oficiais, há duas equipas do principal escalão que começam antes as respetivas temporadas (a Segunda Liga é a que arranca inicialmente, uma semana antes, a 13 de setembro): o Benfica realiza o jogo único da terceira pré-eliminatória da Champions a 15/16 de setembro e o Rio Ave joga a segunda pré-eliminatória da Liga Europa a 17 de setembro. Antes, a Seleção Nacional entra em campo com encontros frente a Croácia (casa), no dia 5, e Suécia (fora), no dia 8, ambos a contar para a Liga das Nações. As três primeiras jornadas serão feitas em fins de semana consecutivos até nova interrupção para os compromissos das seleções, com Portugal a jogar com Espanha (jogo particular), França (fora) e Suécia (casa) nos dias 7, 10 e 14 de outubro.

Esse é um dos dados deste calendário hoje anunciado: de setembro a maio, o Campeonato só não terá jornadas em cinco fins de semana, três por compromissos das seleções e dois para a terceira e a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os dois momentos para a nova Taça da Liga apenas com oito equipas, em dezembro e em janeiro, não obrigam a uma interrupção na Primeira Liga, sendo depois reagendados os jogos das equipas envolvidas. Na segunda metade da temporada, haverá duas a três rondas disputadas a meio da semana.

O último jogo oficial da temporada nacional nos escalões profissionais, a final da Taça de Portugal, será jogado a 23 de maio. Os últimos dez dias do ano civil de 2020 serão também muito intensos, com a décima jornada entre 20 e 22 de dezembro, a final da Supertaça entre FC Porto e Benfica a 23 e a 11.ª ronda começa no dia 27.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR