O deputado único do Chega, André Ventura, entregou no parlamento um requerimento para que Ana Mendes Godinho dê explicações a propósito da tragédia ocorrida no lar de Reguengos de Monsaraz, Évora, onde morreram 18 idosos.

“Para além da absoluta incúria e negligência na fiscalização das entidades que deveriam estar na linha da frente na prevenção do contágio e disseminação da covid-19, a governante (…) revelou frieza, desinteresse e uma enorme negligência” e não reúne, assim, quaisquer condições para continuar no exercício do cargo”, lê-se em comunicado do partido.

Entretanto, o PSD também decidiu chamar a ministra do Trabalho e a da Saúde ao parlamento, com caráter de urgência, “para explicarem o sucedido”.

PSD chama ministra da Segurança Social ao Parlamento

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na entrevista, Ana Mendes Godinho admitiu falta de funcionários nos lares, lembrando que há um programa para colmatar essa falha, mas considerou que a dimensão dos surtos de Covid-19 “não é demasiado grande em termos de proporção”.

Também este sábado, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou a ministra da Solidariedade e Segurança Social de desvalorizar o impacto da pandemia em lares de terceira idade depois de Ana Mendes Godinho ter afirmado que não tinha ligo o relatório da Ordem dos Médicos que apontou para várias falhas e incumprimento de regras na gestão do surto que ocorreu em Reguengos de Monsaraz e que provocou 18 mortos. E defendeu que a “sua continuidade em funções é uma questão de saúde pública” pelo que pede “que se mantenha em férias e dê lugar a outro.”

Surtos em Lares. CDS diz que Portugal tem uma “ministra da Insensibilidade Social” e pede a sua demissão