Até por forma a esvaziar a pressão que se criou em torno da equipa depois do descalabro frente ao Bayern na Liga dos Campeões com uma goleada histórica, Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, decidiu logo no sábado marcar uma reunião de emergência com a Junta Diretiva para avaliar a situação do futebol dos catalães. Decisões mais óbvias? Por um lado, abdicar de Quique Setién; depois, ter um nome em mente para a sua sucessão; a seguir, fazer uma revolução no plantel; por fim, marcar a data das eleições em 2021. Decisões entretanto conhecidas? Por um lado, abdicar de Quique Setién; depois, ter um nome em mente para a sua sucessão; a seguir, fazer uma revolução no plantel; por fim, marcar a data das eleições em 2021. Houve fumo branco em relação às duas árvores mais à frente mas nem por isso o que se passa no resto da floresta acalmou. Sobre Messi, nem uma palavra.

Messi contra 11 e no final golearam os alemães – e acabou de vez uma era no futebol (a crónica do Barcelona-Bayern)

“A Junta Diretiva acordou que Quique Setién vai deixar de ser o treinador da equipa principal. É a primeira decisão tendo em vista uma ampla reestruturação da primeira equipa, que será feita em consonância com a atual secretaria técnica e o novo treinador, que será anunciado nos próximos dias. Quique Setién chegou ao banco do Barça no passado dia 13 de janeiro. Durante sete meses, o técnico dirigiu a equipa em 25 jogos: 19 da Liga, três da Liga dos Campeões e três da Taça. O balanço de resultados foi de 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas”, informou o clube num lacónico comunicado, sem falar na opção Ronald Koeman para a sucessão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o Sport, foi o próprio Bartomeu que negociou com o antigo central do clube o princípio de acordo para suceder a Quique Setién. Mauricio Pochettino e García Pimenta (treinador da equipa B) estiveram também em cima da mesa mas Koeman foi o nome que mais consenso gerou pela personalidade forte para tomar decisões difíceis como as que se avizinham e por ter sido membro do Dream Team de Johan Cruyff (além de ter marcado o golo decisivo na final da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1992, no estádio de Wembley frente à Sampdória). O facto de Pochettino, antigo treinador do Tottenham que se encontra agora sem clube, ter feito críticas ao Barcelona quando estava no Espanyol como jogador e treinador também teve influência.

Sobre a revolução anunciada, são poucos os jogadores com lugar garantido no plantel: Ter Stegen, Riqui Puig, Ansu Fati, Frenkie de Jong, os elementos mais novos que foram sendo contratados para crescerem no clube, Pjanic, que chega da Juventus. E Messi, claro, pelo menos na ótica dos dirigentes. A ideia do argentino, essa, ninguém sabe ainda ao certo. A um ano do final do contrato, o argentino não teve ainda qualquer intervenção pública depois do descalabro com o Bayern. A relação com Quique Setién não era a melhor, a relação com Bartomeu ainda hoje não é a melhor. Confirmando-se o interesse do Manchester City, que acaba de renovar com Pep Guardiola, a decisão irá passar pelo número 10 que sempre manifestou vontade de acabar a carreira em Camp Nou mas que também não tem disfarçado o desagrado por algumas decisões que têm sido tomadas pelo clube.

A desolação de Messi, o pedido de Piqué quase em lágrimas e a revolução à vista: o terramoto depois de uma goleada em Barcelona

“A Junta Diretiva, assumindo a sua responsabilidade pela situação desportiva que o clube está a viver, acordou em fechar a data para a celebração de novas eleições para a presidência do clube no primeiro dia de jogo a partir de 15 de março de 2021. A convocatória formal das eleições será feita no final do mês de janeiro. Analisadas todas as opções, a Junta Diretiva considera que se trata da data mais viável. Convocar já eleições não é viável tendo em conta que a Liga vai começar no fim de semana de 12 de setembro e a marca derivada pela crise da Covid-19, no âmbito económico e social. Em consequência, o clube vai continuar a implementar um plano de choque para reverter a situação desportiva e económica, baseado em mudanças profundas na primeira equipa e um redefinição de metas para fazer face à nova situação da Covid-19 antes de acabar o mandato”, anunciou noutro comunicado.

Crise no Barcelona. O treinador sai, o presidente procura saída (também para si) e o jogador que saiu tem uma cláusula que gera revolta

“A celebração de eleições a 15 de março do próximo ano implica que a Junta Diretiva assume com plena responsabilidade o fecho do exercício económico para a temporada 2020/21. Por outro lado, a celebração de eleições na primeira data disponível dentro do prazo estipulado para o final do mandato, de acordo com o que está estabelecido nos estatutos, permitirá uma troca ordenada para a candidatura vencedora, que terá uma margem temporal suficiente para que possa planificar a nova temporada 2021/22″, acrescentou.