Um termómetro localizado no Vale da Morte, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, registou uma temperatura de 130 graus Fahrenheit (54,4ºC). Se se confirmar, será a temperatura mais elevada registada desde julho de 1913 — ou até mesmo a mais alta de sempre, se apenas se tiverem em conta os registos considerados fiáveis.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a temperatura foi registada às 15h41 de domingo, numa estação meteorológica situada em Furnace Creek, perto da fronteira com Nevada. Também no Vale da Morte foi registada uma leitura de 56,7ºC a 10 de julho de 1931 — a mais elevada de sempre, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, mas nessa altura os registos não eram considerados tão fiáveis.

A temperatura ainda terá que ser avaliada por um comité para provar a sua veracidade. “Como este é um evento de temperatura extrema, precisará de passar por uma revisão formal. Um comité será formado para verificar a validade da leitura de 54,4ºC”, lê-se numa nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o The Guardian, esta poderá ser a leitura mais quente efetuada de forma confiável. Investigadores têm vindo a descartar temperaturas elevadas registadas ao longo das últimas décadas. Uma equipa privada dos EUA já contestou a veracidade das leituras registadasno Vale da Morte em 1913. Estas temperaturas “não são possíveis de uma perspetiva meteorológica”, afirma um especialista ao The Guardian.

Temperaturas superam os 54ºC no Vale da Morte

Em setembro de 1922 foi registada uma temperatura de 58ºC na Líbia. No entanto, a mesma equipa concluiu que a temperatura não era verdadeira e foi registada devido a um erro humano e ao tipo de termómetro utilizado.