O Presidente dos EUA, Donald Trump, começou esta manhã de terça-feira no Twitter a agradecer as “palavras bondosas” de Michelle Obama acerca da sua presidência, no discurso online que fez no congresso nacional do partido democrata dos EUA. Mas, deixando de lado o sarcasmo, Trump argumentou que a única razão pela qual está “nesta linda Casa Branca” é por causa do “trabalho feito pelo seu marido, Barack Obama” durante o seu mandato.

Na apreciação de Trump, candidato republicano que procura em novembro a reeleição, foi “muito tardia” e “pouco entusiástica” a forma como Michelle Obama veio oferecer publicamente o seu apoio à campanha eleitoral de Joe Biden, antigo vice-presidente ao serviço da administração liderada por Barack Obama.

“A administração Obama-Biden foi a mais corrupta da História”, asseverou Trump, acusando Obama de ter “sido apanhado a espiar” a sua campanha presidencial – o que também foi, na opinião de Trump, “o maior escândalo político da História” dos EUA. E mais: “olhando para trás, a resposta que Obama-Biden deram ao surto de H1N1 foi considerada fraca e patética” – isso só não foi mais falado, diz o Presidente dos EUA, porque Obama foi ajudado pelos “jornais corruptos das notícias falsas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A “gripe dos porcos” (H1N1) causou cerca de 12 mil mortes nos EUA. A Covid-19 já terá matado mais de 170 mil pessoas, cerca de 22% das que terão morrido em todo o mundo.

Já Trump, defende, “construiu a economia mais forte da História, de qualquer país”, além de ter “salvo milhões de vidas” – e, agora, “estamos a construir uma economia ainda mais forte do que era antes”. “Os novos empregos estão a ser criados, o [índice bolsista] Nasdaq está em recordes, o resto virá a seguir”, diz Trump, rematando: “Recostem-se nas vossas cadeiras e vejam”.

No discurso de Michelle Obama, na noite de segunda-feira, a ex-primeira-dama foi dura: “Deixem-me ser o mais honesta e clara possível: Donald Trump é o Presidente errado para o nosso país. Ele teve mais do que tempo suficiente para provar que consegue fazer o seu trabalho, mas claramente está de cabeça perdida. Ele não está à altura. Ele simplesmente não é capaz de ser a pessoa que nós precisamos que ele seja”, disse. “É o que é.”

No dia 1 da convenção virtual, os democratas tentaram agradar a quase todos — mas só Michelle Obama conseguiu