Os trabalhadores dos bares dos comboios Alfa e Intercidades exigem que a CP retome todos os serviços e reponha as escalas destes funcionários, de acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira pelo sindicato.

Na sequência de uma reunião esta quarta-feira no Ministério do Trabalho entre a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) e a Risto Rail, empresa que presta estes serviços à transportadora ferroviária, a organização sindical “exigiu a reabertura de todos serviços” e “a melhoria das condições de trabalho”, depois de esta terça-feira a CP ter retomado o serviço de bares.

A Fesaht “regozijou-se pela reabertura do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades”, mas disse que era fundamental a “reabertura de todos os serviços, já que continuam encerrados o serviço de boas vindas e o serviço de minibares ao lugar, obrigando os passageiros e irem ao bar e a circularem nas carruagens, pondo em causa a saúde e proteção dos utentes e dos trabalhadores”.

Além disso, de acordo com o comunicado, os trabalhadores querem a “reposição de todos os comboios a circular, pois estão dezenas de comboios suprimidos e tal facto leva à acumulação de clientes e, deste modo, põe em causa a saúde e proteção dos utentes e trabalhadores, bem como a ocupação efetiva dos postos de trabalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paralelamente, a Fesaht apelou à “reposição das escalas dos horários dos trabalhadores”, bem como à “proteção devida aos utentes e trabalhadores, pois verificam-se falhas enormes nesta matéria”.

A Federação alertou ainda para a “alteração de regras que põem em causa a qualidade de serviço e podem pôr em causa no futuro postos de trabalho” e pediu “melhores condições nas instalações destinadas ao armazém do Porto e ao repouso dos trabalhadores nas estações”, bem como “horários e salários a 100%”.

Para a Fesaht, é preciso também uma “valorização do serviço de refeições a bordo”. Segundo a organização, a Risto Rail disse que iria realizar reuniões “com os delegados sindicais para analisar, em concreto, escalas e outros assuntos pendentes”, tendo ficado “agendada nova reunião para dia 3 de setembro”, para a qual foi convocada a CP, que não compareceu ao encontro desta quarta-feira.

“Os comboios já estão a circular com serviço de refeições a bordo”, o que representa uma “grande vitória destes 120 trabalhadores que tiveram cortes salariais durante quatro meses e viviam um futuro incerto, com a LSG/Lufthansa [dona da Risto Rail] a ameaçar com o não pagamento do salário de agosto, o encerramento definitivo dos bares, a insolvência da sua sociedade em Portugal” bem como “o despedimento coletivo de todos os trabalhadores”, revelou a Fesaht num comunicado, divulgado esta quarta-feira.

Na mesma nota, a Fesaht garantiu que “a luta vai continuar pela valorização e reposição de todos os serviços a bordo ao cliente, quer de boas vindas quer do serviço de minibar ao lugar, até por razões de saúde e proteção dos trabalhadores e utentes”.