Doze distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Setúbal e Faro.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Lisboa, Portalegre e Beja estão com níveis elevados e Évora e Braga estão com risco moderado.

No arquipélago dos Açores, as ilhas das Flores e do Faial estão com risco muito elevado e as ilhas Terceira e S. Miguel com risco elevado. Já o arquipélago da Madeira apresenta esta sexta-feira um risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR